CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT): UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de Professores, Conhecimentos profissionais docentes, Conhecimento Matemático para o Ensino, MKTResumo
Este estudo tem por objetivo identificar a partir de quais elementos o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) tem sido investigado e ou identificar os elementos que têm sido analisados com base no MKT em dissertações e teses brasileiras, por meio de um levantamento bibliográfico em dois bancos de dados e da análise dos resumos dos trabalhos. Os resultados indicam que o Conhecimento Matemático para o Ensino tem sido investigado a partir de, ou utilizado para análise de reflexões, compreensões, concepções; ações formativas e práticas profissionais. Além disso, identificamos trabalhos que investigam o MKT, a partir de pesquisas bibliográficas e trabalhos, em que os documentos oficiais foram utilizados para analisá-lo ou como base para a investigação. Os resultados podem orientar formadores de professores quanto a estratégias formativas para o desenvolvimento ou a mobilização de conhecimentos profissionais e pesquisadores para investigações futuras.
Downloads
Métricas
Referências
ALARCÃO, Isabel. (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
ALBUQUERQUE, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de. Escala apresentada em gráficos: conhecimentos matemáticos para o ensino dos anos iniciais do ensino fundamental (crianças e Eja). 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2019.
ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de. A base de conhecimento para o ensino de sólidos arquimedianos. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3141211. Acesso em: 08 mai. 2020.
ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de. Perfil conceitual de equação: investigações acerca das concepções de alunos de licenciaturas em matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3608591. Acesso em: 08 mai. 2020.
ALMEIDA, Rafael Neves. Professor de matemática em início de carreira: contribuições do PIBID. 2016. Tese (Programa de Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3023257. Acesso em: 08 mai. 2020.
ANDO, Rosangela de Souza Jorge. Formação Continuada e Ensino de Álgebra: Reflexões de Professores da Educação Básica sobre itens do Saresp. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2012. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com.br/handle/123456789/3656?mode=full. Acesso em: 08 mai. 2020.
BALL, Deborah Lowenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v.59, n.5, p.389-407, 2008.
BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
CARVALHO, Hudney Alves Faria de. Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com alunos de pedagogia de uma Universidade Federal mineira. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5402983. Acesso em: 08 mai. 2020.
CARVALHO, Rodrigo Lacerda. Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores de Matemática com suporte das tecnologias digitais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação, Fortaleza, CE, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4990969. Acesso em: 8 mai. 2020.
CURI, Edda; SANTOS, Cintia Aparecida Bento dos. Algumas reflexões sobre o tratamento de conteúdos do ensino básico em um curso de licenciatura em matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 2, n. 2, p. 1-19, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/2154/1723. Acesso em: 08 mai. 2020.
FERREIRA, Maria Cristina Costa. Conhecimento matemático específico para o ensino na Educação Básica. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, Belo Horizonte, MG, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9PMKNE. Acesso em: 09 mai. 2020.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega. Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise do conhecimento matemático acerca do Pensamento Algébrico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2017. Disponível em: http://biblioteca.ufabc.edu.br/. Acesso em: 08 mai. 2020.
FLORES-MENDRANO, Eric; ESCUDERO-ÁVILA, Dinazar; MONTES, Miguel; AGUILAR, Álvaro; CARRILLO, José. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In: AGUILAR, Álvaro et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014, p. 57-72.
GARCIA, Tânia Marli Rocha. Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/2014TESETANIAGARCIA.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.
LAUTENSCHLAGER, Etienne. Conhecimento matemático para o ensino de polinômios na educação básica. 2017. Tese de doutorado (Doutorado em Neurociência e cognição) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2017.
LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Conhecimento especializado do professor dos anos iniciais no âmbito da multiplicação: Uma metassíntese de teses produzidas entre 2001 e 2012 em diferentes contextos formativos. 2018. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/331852/1/Lima_RosanaCatarinaRodriguesDe_D.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.
MATEUS, Marta Élid Amorim. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Matemática para a exploração de noções concernentes às demonstrações e provas na Educação Básica. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2356651. Acesso em: 08 mai. 2020.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise. Base de Conhecimento de Professores de Matemática: do Genérico ao Especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. v.18, n.2, p.126-133, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318702674_Base_de_conhecimento_de_professores_de_matematica_do_generico_ao_especializado. Acesso em: 08 mai. 2020.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.2, p.487-504, jun./ago., 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1962/609. Acesso em: 08 mai. 2020.
OLIVEIRA, Bárbara Passadore de. O conceito de simetria na álgebra escolar: um estudo baseado na análise de documentos oficiais e manuais de professores. 2015. Dissertação (Mestrado) − Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2015. Disponível em: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.html. Acesso em: 08 mai. 2020.
OLIVEIRA, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e. Analisando a mobilização de conhecimentos algébricos de professores de Educação Básica: O momento de preparação de aulas sobre equações. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática.) – Universidade Federal do ABC. Santo André, SP, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1310200. Acesso em: 08 mai. 2020.
OLIVEIRA, Thaís de. Aprendizagem e constituição profissional de uma professora de Matemática: um estudo de si. 2015. Tese (Doutorado) – Instituto de Física Gleb Wataghin – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2813860. Acesso em: 08 mai. 2020.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes; FIORENTINI, Dario; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; GRANDO, Regina Célia; GAMA, Renata Prenstteter; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade; FREITAS, Maria Tereza Menezes; MELO, Marisol Vieira de. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v.XV, n.1 e 2, 2006. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/192. Acesso em: 08 mai. 2020.
PONTE, João Pedro da, OLIVEIRA, Hélia. Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, 11(2), p.145-163, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277034808_Remar_contra_a_mare_A_construcao_do_conhecimento_e_da_identidade_profissional_na_formacao_inicial. Acesso em: 08 mai. 2020.
PONTE João Pedro da, MATA-PEREIRA, Joana, QUARESMA, Maria, VELEZ, Isabel. Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 20 (1), p. 71-94, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013. Acesso em: 08 mai. 2020.
RIBEIRO, Rogério Marques. Modelagem matemática e mobilização de conhecimentos didático-matemáticos na formação continuada de professores dos anos iniciais. 2016. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4259639. Acesso em: 08 mai. 2020.
RIBEIRO, Vera Mônica. Reflexões de professores de matemática sobre funções na avaliação da aprendizagem em processo. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5822208. Acesso em: 08 mai. 2020.
ROGERI, Norma Kerches de Oliveira. Conhecimentos de professores dos anos iniciais para o ensino dos números racionais em sua representação decimal. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2759233. Acesso em: 08 mai. 2020.
SANTOS FILHO, Josué Ferreira dos. Investigando como professores dos anos iniciais julgam propostas de ensino para o trabalho com números. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2353929. Acesso em: 08 mai. 2020.
SERA, Eduardo Keidin. Conhecimentos de professores para o ensino da leitura e construção de gráficos estatísticos na educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3815938. Acesso em: 08 mai. 2020.
SERRA, Rodrigo Donizete. O Conhecimento Matemático para o Ensino e os “Por Quês” dos alunos. 2018. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6335212. Acesso em: 08 mai. 2020.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v.15, n.2, p.4-14, 1986.
SILVA, Carolina Moura Brasil Carneiro da. Além da Zona de Conforto: Problematizando o Conhecimento de Matemática para o Ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2016.
SILVA, Regina de Lima. Conhecimentos matemáticos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o jogo da velha com figuras geométricas como recurso didático. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5730163. Acesso em: 08 mai. 2020.
SILVA, Susana Maris França da. Formação de professor dos anos iniciais: uma investigação sobre os conhecimentos para o ensino de área e perímetro de figuras planas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3817214. Acesso em: 08 mai. 2020.
SILVA, Thais Helena Inglêz. Conhecimento do professor de Matemática sobre equações: analisando o processo avaliativo sob o olhar de um modelo de perfil conceitual. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) — Universidade Federal do ABC, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3104240. Acesso em: 08 mai. 2020.
SOUZA, Debora da Silva. A formação do professor de Matemática: um estudo sobre o conhecimento pedagógico dos números racionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2464406. Acesso em: 08 mai. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.