MATHEMATICAL KNOWLEDGE FOR TEACHING (MKT): A BIBLIOGRAPHIC SURVEY IN BRAZILIAN DISSERTATIONS AND THESES
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689Keywords:
Mathematics Education, Teacher education, Teacher professional knowledge, Mathematical Knowledge for Teaching, MKTAbstract
This study aims to identify from which elements the Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) has been investigated and or identify the elements that have been analyzed based on MKT in Brazilian dissertations and theses, through a bibliographic survey in two databases and an analysis of the works’ abstracts. The results indicate that the Mathematical Knowledge for Teaching has been investigated from, or used to analyze, reflections, understandings, conceptions; formative actions and professional practices. Furthermore, we identified works that investigate MKT from bibliographic searches and works in which official documents were used either to analyze it or as a basis for the investigation. The results can guide teacher-trainers as regards to formation strategies to the development or the mobilizations of professional knowledge and researchers for future investigations.
Downloads
Metrics
References
ALARCÃO, Isabel. (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
ALBUQUERQUE, Milka Rossana Guerra Cavalcanti de. Escala apresentada em gráficos: conhecimentos matemáticos para o ensino dos anos iniciais do ensino fundamental (crianças e Eja). 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2019.
ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de. A base de conhecimento para o ensino de sólidos arquimedianos. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3141211. Acesso em: 08 mai. 2020.
ALMEIDA, Marieli Vanessa Rediske de. Perfil conceitual de equação: investigações acerca das concepções de alunos de licenciaturas em matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3608591. Acesso em: 08 mai. 2020.
ALMEIDA, Rafael Neves. Professor de matemática em início de carreira: contribuições do PIBID. 2016. Tese (Programa de Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3023257. Acesso em: 08 mai. 2020.
ANDO, Rosangela de Souza Jorge. Formação Continuada e Ensino de Álgebra: Reflexões de Professores da Educação Básica sobre itens do Saresp. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2012. Disponível em: https://repositorio.pgsskroton.com.br/handle/123456789/3656?mode=full. Acesso em: 08 mai. 2020.
BALL, Deborah Lowenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v.59, n.5, p.389-407, 2008.
BOGDAN, Robert, BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
CARVALHO, Hudney Alves Faria de. Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com alunos de pedagogia de uma Universidade Federal mineira. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5402983. Acesso em: 08 mai. 2020.
CARVALHO, Rodrigo Lacerda. Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores de Matemática com suporte das tecnologias digitais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação, Fortaleza, CE, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4990969. Acesso em: 8 mai. 2020.
CURI, Edda; SANTOS, Cintia Aparecida Bento dos. Algumas reflexões sobre o tratamento de conteúdos do ensino básico em um curso de licenciatura em matemática. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 2, n. 2, p. 1-19, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/viewFile/2154/1723. Acesso em: 08 mai. 2020.
FERREIRA, Maria Cristina Costa. Conhecimento matemático específico para o ensino na Educação Básica. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, Belo Horizonte, MG, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9PMKNE. Acesso em: 09 mai. 2020.
FERREIRA, Miriam Criez Nobrega. Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise do conhecimento matemático acerca do Pensamento Algébrico. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2017. Disponível em: http://biblioteca.ufabc.edu.br/. Acesso em: 08 mai. 2020.
FLORES-MENDRANO, Eric; ESCUDERO-ÁVILA, Dinazar; MONTES, Miguel; AGUILAR, Álvaro; CARRILLO, José. (2014). Nuestra modelación del conocimiento especializado del profesor de matemáticas, el MTSK. In: AGUILAR, Álvaro et al. Un marco teórico para el conocimiento especializado del profesor de matemáticas. Huelva, España: Universidad de Huelva Publicaciones, 2014, p. 57-72.
GARCIA, Tânia Marli Rocha. Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/2014TESETANIAGARCIA.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.
LAUTENSCHLAGER, Etienne. Conhecimento matemático para o ensino de polinômios na educação básica. 2017. Tese de doutorado (Doutorado em Neurociência e cognição) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2017.
LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de. Conhecimento especializado do professor dos anos iniciais no âmbito da multiplicação: Uma metassíntese de teses produzidas entre 2001 e 2012 em diferentes contextos formativos. 2018. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/331852/1/Lima_RosanaCatarinaRodriguesDe_D.pdf. Acesso em: 08 mai. 2020.
MATEUS, Marta Élid Amorim. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Matemática para a exploração de noções concernentes às demonstrações e provas na Educação Básica. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2356651. Acesso em: 08 mai. 2020.
MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes; WIELEWSKI, Gladys Denise. Base de Conhecimento de Professores de Matemática: do Genérico ao Especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas. v.18, n.2, p.126-133, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318702674_Base_de_conhecimento_de_professores_de_matematica_do_generico_ao_especializado. Acesso em: 08 mai. 2020.
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.2, p.487-504, jun./ago., 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1962/609. Acesso em: 08 mai. 2020.
OLIVEIRA, Bárbara Passadore de. O conceito de simetria na álgebra escolar: um estudo baseado na análise de documentos oficiais e manuais de professores. 2015. Dissertação (Mestrado) − Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2015. Disponível em: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.html. Acesso em: 08 mai. 2020.
OLIVEIRA, Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e. Analisando a mobilização de conhecimentos algébricos de professores de Educação Básica: O momento de preparação de aulas sobre equações. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática.) – Universidade Federal do ABC. Santo André, SP, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1310200. Acesso em: 08 mai. 2020.
OLIVEIRA, Thaís de. Aprendizagem e constituição profissional de uma professora de Matemática: um estudo de si. 2015. Tese (Doutorado) – Instituto de Física Gleb Wataghin – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2813860. Acesso em: 08 mai. 2020.
PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; NACARATO, Adair Mendes; FIORENTINI, Dario; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra; GRANDO, Regina Célia; GAMA, Renata Prenstteter; MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade; FREITAS, Maria Tereza Menezes; MELO, Marisol Vieira de. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: Uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v.XV, n.1 e 2, 2006. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/192. Acesso em: 08 mai. 2020.
PONTE, João Pedro da, OLIVEIRA, Hélia. Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, 11(2), p.145-163, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277034808_Remar_contra_a_mare_A_construcao_do_conhecimento_e_da_identidade_profissional_na_formacao_inicial. Acesso em: 08 mai. 2020.
PONTE João Pedro da, MATA-PEREIRA, Joana, QUARESMA, Maria, VELEZ, Isabel. Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de matemática. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 20 (1), p. 71-94, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013. Acesso em: 08 mai. 2020.
RIBEIRO, Rogério Marques. Modelagem matemática e mobilização de conhecimentos didático-matemáticos na formação continuada de professores dos anos iniciais. 2016. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4259639. Acesso em: 08 mai. 2020.
RIBEIRO, Vera Mônica. Reflexões de professores de matemática sobre funções na avaliação da aprendizagem em processo. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5822208. Acesso em: 08 mai. 2020.
ROGERI, Norma Kerches de Oliveira. Conhecimentos de professores dos anos iniciais para o ensino dos números racionais em sua representação decimal. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2759233. Acesso em: 08 mai. 2020.
SANTOS FILHO, Josué Ferreira dos. Investigando como professores dos anos iniciais julgam propostas de ensino para o trabalho com números. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2353929. Acesso em: 08 mai. 2020.
SERA, Eduardo Keidin. Conhecimentos de professores para o ensino da leitura e construção de gráficos estatísticos na educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3815938. Acesso em: 08 mai. 2020.
SERRA, Rodrigo Donizete. O Conhecimento Matemático para o Ensino e os “Por Quês” dos alunos. 2018. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6335212. Acesso em: 08 mai. 2020.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v.15, n.2, p.4-14, 1986.
SILVA, Carolina Moura Brasil Carneiro da. Além da Zona de Conforto: Problematizando o Conhecimento de Matemática para o Ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2016.
SILVA, Regina de Lima. Conhecimentos matemáticos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o jogo da velha com figuras geométricas como recurso didático. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5730163. Acesso em: 08 mai. 2020.
SILVA, Susana Maris França da. Formação de professor dos anos iniciais: uma investigação sobre os conhecimentos para o ensino de área e perímetro de figuras planas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3817214. Acesso em: 08 mai. 2020.
SILVA, Thais Helena Inglêz. Conhecimento do professor de Matemática sobre equações: analisando o processo avaliativo sob o olhar de um modelo de perfil conceitual. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) — Universidade Federal do ABC, São Paulo, SP, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3104240. Acesso em: 08 mai. 2020.
SOUZA, Debora da Silva. A formação do professor de Matemática: um estudo sobre o conhecimento pedagógico dos números racionais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) – Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2464406. Acesso em: 08 mai. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.