HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790

Palavras-chave:

Educação, História oral, Professor, Medida socioeducativa, Privação de Liberdade

Resumo

A educação escolar no âmbito da socioeducação é um dos direitos assegurados aos/às jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Essa pesquisa foi realizada com professores/as que trabalham na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação CASA, instituição responsável pela medida de internação no estado de São Paulo. O objetivo é apresentar as especificidades do processo educativo escolar no contexto situado da socioeducação. A história de vida foi utilizada como método e foram entrevistados 12 professores/as que tiveram suas narrativas entrelaçadas com dados provenientes de outras pesquisas. Como resultado é possível verificar que existem aspectos que favorecem o processo educativo se comprado às escolas externas à instituição; número de alunos em sala, relação professor/a - aluno/a e segurança que os/as professores/as sentem. Por outro lado, as classes multisseriadas, o uso restrito de materiais e a rotatividade dos/as adolescentes/as se configuram como fatores que dificultam a ação docente.

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Biografia do Autor

Willian Lazaretti da Conceição, UFPA

Doutor em Educação (Unicamp) Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

LAZARETTI DA CONCEIÇÃO, Willian. HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1395–1409, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/467. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias