HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790

Palavras-chave:

Educação, História oral, Professor, Medida socioeducativa, Privação de Liberdade

Resumo

A educação escolar no âmbito da socioeducação é um dos direitos assegurados aos/às jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Essa pesquisa foi realizada com professores/as que trabalham na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação CASA, instituição responsável pela medida de internação no estado de São Paulo. O objetivo é apresentar as especificidades do processo educativo escolar no contexto situado da socioeducação. A história de vida foi utilizada como método e foram entrevistados 12 professores/as que tiveram suas narrativas entrelaçadas com dados provenientes de outras pesquisas. Como resultado é possível verificar que existem aspectos que favorecem o processo educativo se comprado às escolas externas à instituição; número de alunos em sala, relação professor/a - aluno/a e segurança que os/as professores/as sentem. Por outro lado, as classes multisseriadas, o uso restrito de materiais e a rotatividade dos/as adolescentes/as se configuram como fatores que dificultam a ação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Willian Lazaretti da Conceição, UFPA

Doutor em Educação (Unicamp) Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Referências

ASSIS, Simone Gonçalves; CONSTANTINO, Patrícia. Filhas do mundo: infração juvenil feminina no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575413234

BRASIL. Lei n.º 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 26 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de Janeiro de 2012. Esta Lei institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm. Acesso em 26 jun. 2020.

CALDAS, Alberto Lins. Oralidade, texto e história: para ler a história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

CHECCHIA, Ana Karina Amorim. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência. 2006. 234f. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03082006-212144/publico/Checchia_tde.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Lazer e adolescentes em privação de liberdade: um diálogo possível? 2012. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2630/4535.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Escola e privação de liberdade: um diálogo em construção. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 02 (9), 2013, p.72 – 88. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/235/0. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Histórias de vidas que se unem: a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores. 2017. 136 p. Tese (Doutorado em Educação) – Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322308. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; TEIXEIRA, Joana Darc.; CAMPOS, Rafael Garcia. Socioeducação. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 8, n. 2, p. 102-121, 9 ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10625 Acesso em: 22 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10625

COSTA JUNIOR, Reinaldo Vicente. Tá em casa ou na escola? Uma leitura da prática escolar em unidade de internação socioeducativa da cidade de São Paulo. 2012. 181f. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012. Disponivel em: https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/511/1/B_Reinaldo%20Vicente%20da%20Costa%20Jr.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

DENIS, Philippe. A ética da história oral na África do Sul. Oralidades: Revista de História Oral, ano 2, n. 3, p. 47 - 63, jan-jun, 2008.

DIAS, Aline Fávaro. O jovem autor de ato infracional e a educação escolar: significados, desafios e caminhos para a permanência na escola. 2011. 169f. São Carlos: Dissertação (Mestrado em Educação) - São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2580/3560.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jun. 2020.

GALLO, Alex Eduardo.; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. A escola como fator de proteção à conduta infracional de adolescentes. Cadernos de pesquisa, v. 38, n. 133, p. 41 - 59, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742008000100003&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 20 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100003

GALLO, Alex Eduardo; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicol. teor. prat., v.7, n.1, p.81 - 95, 2005. Disponivel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872005000100007. Acesso em: 20 jun. 2020.

GUIMARÃES, Aurea Maria. Vidas de jovens militantes. 2011. 416f. Campinas: Tese (Livre Docência) - Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. Disponivel em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/322742/1/Guimaraes_AureaMaria_LD.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

LOPES, Juliana Silva. A escola na FEBEM – SP: em busca do significado. 2006. 161f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. Disponivel em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09042007-153821/publico/Dissertacao.pdf Acesso em: 20 jun. 2020.

MARZOCHI, Andrea Souza. História de vida dos jovens da Fundação Casa: o lugar da escola nessas vidas. 2014. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/254093/1/Marzochi_AndreaSouza_M.pdf Acesso em: 20 jun. 2020

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom.; HOLANDA, Fabiola. História oral: como fazer, como pensar. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.

OLIC, Mauricio Bacic. Arrastão ou lagarteado? Dinâmicas em torno da prática docente na Fundação CASA. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 2, p. 357-377, abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022016133882. Acesso em: 26 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022016133882

OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Ainda Victoria Garcia; JOLY, Ilza Zenker Leme. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 29 - 46.

OLIVEIRA, Ueliton Peres de; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; GRUNNENVALDT, José Tarcísio; OLIVERA, Raul Angel Carlos; REVERDITO, Riller Silva. Esporte e lazer no plano individual de atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26054, jul. 2020. ISSN 1982-8918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/101588. Acesso em: 22 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.101588

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: Algumas reflexões sobre a ética na História oral. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S.l.], v. 15, set. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/11215/8223 Acesso em: 26 jun. 2020.

QUINELATTO-CAPARRÓS, Rubia Fernanda. Entre saberes, sabores e desafios da tarefa educativa com jovens em conflito com a lei: como as educadoras significam os processos educativos do espaço do programa de medidas socioeducativas em meio aberto. 2013. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2645/4951.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 jun. 2020.

ROLIM, Marcos. A formação de jovens violentos: para uma etiologia da disposicionalidade violenta. 2014. 246f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102225 Acesso em: 20 jun. 2020.

SÃO PAULO. Lei nº 12.469, de 22 de dezembro de 2006. Altera a denominação da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, e dá providências correlatas, 2006. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2006/lei-12469-22.12.2006.html Acesso em: 26 jun. 2020.

SCOLARO, Maria Elvira Nogueira Laranjeira. Escola, para que te quero? Marcas da escola em adolescentes privados de liberdade por prática de ato infracional. 2007. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=130419 Acesso em: 20 jun. 2020.

VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. 2014. 294 f. Tese (doutorado) – Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122255/000813226.pdf?seq Acesso em: 20 jun. 2020.

VENÂNCIO, Luciana; BETTI, Mauro; FREIRE, Elisabete Santos; SANCHES NETO, Luiz. Modos de abordar a aprendizagem na educação física escolar: sujeitos interlocutores na relação com o saber. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 3, p. 1-11, 2016. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/modos-de-abordar-a-aprendizagem-na-educa%c3%87%c3%83o-f%c3%8dsica-escolar%3a-sujeitos-interlocutores-na-rela%c3%87%c3%83o-com-o-saber. Acesso em: 20 jun. 2020.

VOLPI, Mario (Org.). O adolescente e o ato infracional. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

ZANELLA, Maria Nilvane. Adolescente em conflito com a lei e escola: uma relação possível? Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v.3, p. 4-22, 2010. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/239 Acesso em: 20 jun. 2020.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

LAZARETTI DA CONCEIÇÃO, Willian. HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1395–1409, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/467. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias