HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790

Palabras clave:

Educação, História oral, Professor, Medida socioeducativa, Privação de Liberdade

Resumen

A educação escolar no âmbito da socioeducação é um dos direitos assegurados aos/às jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Essa pesquisa foi realizada com professores/as que trabalham na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação CASA, instituição responsável pela medida de internação no estado de São Paulo. O objetivo é apresentar as especificidades do processo educativo escolar no contexto situado da socioeducação. A história de vida foi utilizada como método e foram entrevistados 12 professores/as que tiveram suas narrativas entrelaçadas com dados provenientes de outras pesquisas. Como resultado é possível verificar que existem aspectos que favorecem o processo educativo se comprado às escolas externas à instituição; número de alunos em sala, relação professor/a - aluno/a e segurança que os/as professores/as sentem. Por outro lado, as classes multisseriadas, o uso restrito de materiais e a rotatividade dos/as adolescentes/as se configuram como fatores que dificultam a ação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Willian Lazaretti da Conceição, UFPA

Doutor em Educação (Unicamp) Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Citas

ASSIS, Simone Gonçalves; CONSTANTINO, Patrícia. Filhas do mundo: infração juvenil feminina no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575413234

BRASIL. Lei n.º 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em 26 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de Janeiro de 2012. Esta Lei institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm. Acesso em 26 jun. 2020.

CALDAS, Alberto Lins. Oralidade, texto e história: para ler a história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

CHECCHIA, Ana Karina Amorim. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência. 2006. 234f. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-03082006-212144/publico/Checchia_tde.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Lazer e adolescentes em privação de liberdade: um diálogo possível? 2012. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) - São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2630/4535.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Escola e privação de liberdade: um diálogo em construção. Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v. 02 (9), 2013, p.72 – 88. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/235/0. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Histórias de vidas que se unem: a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores. 2017. 136 p. Tese (Doutorado em Educação) – Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/322308. Acesso em: 20 jun. 2020.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; TEIXEIRA, Joana Darc.; CAMPOS, Rafael Garcia. Socioeducação. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 8, n. 2, p. 102-121, 9 ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10625 Acesso em: 22 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2020.v8.10625

COSTA JUNIOR, Reinaldo Vicente. Tá em casa ou na escola? Uma leitura da prática escolar em unidade de internação socioeducativa da cidade de São Paulo. 2012. 181f. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2012. Disponivel em: https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/511/1/B_Reinaldo%20Vicente%20da%20Costa%20Jr.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

DENIS, Philippe. A ética da história oral na África do Sul. Oralidades: Revista de História Oral, ano 2, n. 3, p. 47 - 63, jan-jun, 2008.

DIAS, Aline Fávaro. O jovem autor de ato infracional e a educação escolar: significados, desafios e caminhos para a permanência na escola. 2011. 169f. São Carlos: Dissertação (Mestrado em Educação) - São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2580/3560.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jun. 2020.

GALLO, Alex Eduardo.; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. A escola como fator de proteção à conduta infracional de adolescentes. Cadernos de pesquisa, v. 38, n. 133, p. 41 - 59, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742008000100003&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 20 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100003

GALLO, Alex Eduardo; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicol. teor. prat., v.7, n.1, p.81 - 95, 2005. Disponivel em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872005000100007. Acesso em: 20 jun. 2020.

GUIMARÃES, Aurea Maria. Vidas de jovens militantes. 2011. 416f. Campinas: Tese (Livre Docência) - Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2011. Disponivel em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/322742/1/Guimaraes_AureaMaria_LD.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

LOPES, Juliana Silva. A escola na FEBEM – SP: em busca do significado. 2006. 161f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. Disponivel em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09042007-153821/publico/Dissertacao.pdf Acesso em: 20 jun. 2020.

MARZOCHI, Andrea Souza. História de vida dos jovens da Fundação Casa: o lugar da escola nessas vidas. 2014. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/254093/1/Marzochi_AndreaSouza_M.pdf Acesso em: 20 jun. 2020

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Ed. Loyola, 1996.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom.; HOLANDA, Fabiola. História oral: como fazer, como pensar. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.

OLIC, Mauricio Bacic. Arrastão ou lagarteado? Dinâmicas em torno da prática docente na Fundação CASA. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 43, n. 2, p. 357-377, abr. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022016133882. Acesso em: 26 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022016133882

OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Ainda Victoria Garcia; JOLY, Ilza Zenker Leme. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues. Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 29 - 46.

OLIVEIRA, Ueliton Peres de; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da; GRUNNENVALDT, José Tarcísio; OLIVERA, Raul Angel Carlos; REVERDITO, Riller Silva. Esporte e lazer no plano individual de atendimento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. e26054, jul. 2020. ISSN 1982-8918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/101588. Acesso em: 22 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.101588

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: Algumas reflexões sobre a ética na História oral. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S.l.], v. 15, set. 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/11215/8223 Acesso em: 26 jun. 2020.

QUINELATTO-CAPARRÓS, Rubia Fernanda. Entre saberes, sabores e desafios da tarefa educativa com jovens em conflito com a lei: como as educadoras significam os processos educativos do espaço do programa de medidas socioeducativas em meio aberto. 2013. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2645/4951.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 jun. 2020.

ROLIM, Marcos. A formação de jovens violentos: para uma etiologia da disposicionalidade violenta. 2014. 246f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/102225 Acesso em: 20 jun. 2020.

SÃO PAULO. Lei nº 12.469, de 22 de dezembro de 2006. Altera a denominação da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor, e dá providências correlatas, 2006. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2006/lei-12469-22.12.2006.html Acesso em: 26 jun. 2020.

SCOLARO, Maria Elvira Nogueira Laranjeira. Escola, para que te quero? Marcas da escola em adolescentes privados de liberdade por prática de ato infracional. 2007. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=130419 Acesso em: 20 jun. 2020.

VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber na e com a educação física em um processo educacional-escolar. 2014. 294 f. Tese (doutorado) – Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/122255/000813226.pdf?seq Acesso em: 20 jun. 2020.

VENÂNCIO, Luciana; BETTI, Mauro; FREIRE, Elisabete Santos; SANCHES NETO, Luiz. Modos de abordar a aprendizagem na educação física escolar: sujeitos interlocutores na relação com o saber. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, v. 3, p. 1-11, 2016. Disponível em: https://www.rebescolar.com/Conpefe/modos-de-abordar-a-aprendizagem-na-educa%c3%87%c3%83o-f%c3%8dsica-escolar%3a-sujeitos-interlocutores-na-rela%c3%87%c3%83o-com-o-saber. Acesso em: 20 jun. 2020.

VOLPI, Mario (Org.). O adolescente e o ato infracional. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

ZANELLA, Maria Nilvane. Adolescente em conflito com a lei e escola: uma relação possível? Revista Brasileira Adolescência e Conflitualidade, v.3, p. 4-22, 2010. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/239 Acesso em: 20 jun. 2020.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

LAZARETTI DA CONCEIÇÃO, Willian. HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1395–1409, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/467. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.