HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790

Palabras clave:

Educação, História oral, Professor, Medida socioeducativa, Privação de Liberdade

Resumen

A educação escolar no âmbito da socioeducação é um dos direitos assegurados aos/às jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Essa pesquisa foi realizada com professores/as que trabalham na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente – Fundação CASA, instituição responsável pela medida de internação no estado de São Paulo. O objetivo é apresentar as especificidades do processo educativo escolar no contexto situado da socioeducação. A história de vida foi utilizada como método e foram entrevistados 12 professores/as que tiveram suas narrativas entrelaçadas com dados provenientes de outras pesquisas. Como resultado é possível verificar que existem aspectos que favorecem o processo educativo se comprado às escolas externas à instituição; número de alunos em sala, relação professor/a - aluno/a e segurança que os/as professores/as sentem. Por outro lado, as classes multisseriadas, o uso restrito de materiais e a rotatividade dos/as adolescentes/as se configuram como fatores que dificultam a ação docente.

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Biografía del autor/a

Willian Lazaretti da Conceição, UFPA

Doutor em Educação (Unicamp) Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA)

Citas

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

LAZARETTI DA CONCEIÇÃO, Willian. HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1395–1409, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/467. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.