A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Cotidiano, Bullying, Ensino

Resumo

O artigo é uma análise dos artigos científicos publicados pelo Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT), o recorte se deu entre os anos de 2016 e 2017, e analisou-se como as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa inserem-se na propositura de múltiplas abordagens do bullying no cotidiano escolar (CERTEAU, 1994 e  MAFESOLI, 1995, 1998), através da temática da violação dos Direitos Humanos. Sendo uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica dos artigos publicados pelo Grupo. Nos resultados percebe-se o entrecruzamento da multiplicidade de percepções dos sujeitos e do objeto de pesquisa configurando o corpus pesquisador dentro da concepção de transversalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Costa Gonçalves Silva, IFMT

Mestra em Ensino (IFMT/UNIC) Pedagoga do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Raquel Martins Fernandes, UFPB

Pós Doutorado em Psicologia Social (UFPB) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Paulo Alves de Oliveira, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT/UNIC) Técnico Administrativo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Referências

ANDRADE, Daniela. O Lugar do Feminino. Cuiabá/MT: EduUFMT/FAPEMAT, 2007.

AREND, Hannah. A Condição Humana. 10º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BAUER, Martim; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som – um manual prático. Editora Vozes: São Paulo, 2003.

BOGDAN, Robert. BIKLEN. Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília: DOU, 9.11.2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm>. Acesso em: 02 set. 2018.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

ELJACH, S. Violencia escolar en América Latina y el Caribe Superficie y fondo. República de Panamà: UNICEF, 2011.

FERNANDES, Raquel Martins. O Olhar, A Menina dos Olhos, Única e Total: compreensão fenomenológica do Programa Meninas dos Olhos de Deus e das dimensões da Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes em interface com a educação. Orientador: Dr. Luiz Augusto Passos. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá., 2012.

FERRAÇO, Carlos. Cotidiano escolar, formação de professores (as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005.

LEMOS, Anna. Uma visão psicopedagógica do bullying escolar. Rev. Psicopedagogia. 2007; 24(73): 6875

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e ofícios Editora, 1995.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Trad. Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MOTA, Raquel; SOUZA, Jair; OLIVEIRA, Paulo; NEIVA, Marcos; ALMEIDA, Rodney; FONSECA, Felicissimo (2017). Pesquisa qualitativa em Educação: estudos transdisciplinares do Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT). INDAGATIO DIDACTICA. , v.9 (3), novembro 2017, p.79 - 98, 2017. Recuperado de http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/6056.

OLIVEIRA, Eliane. Imaginários de violências e conflitos na relação professor/aluno. (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unoeste, Cascavél, PR, Brasil, 2017.

OLIVEIRA, Inês B. Criação curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar. In.: Ferraço, Carlos Educardo (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, Vanessa Costa Gonçalves. Violência escolar, bullying e violação de direitos humanos no cotidiano escolar. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Cuiabá, 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

COSTA GONÇALVES SILVA, Vanessa; MARTINS FERNANDES, Raquel; ALVES DE OLIVEIRA, Paulo. A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 489–501, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/501. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias