UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Matemática, Equação de 1.º grau

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da implementação de uma proposta de ensino via resolução de problemas para favorecer a compreensão de equação do primeiro grau com uma incógnita. Realizamos uma pesquisa participante, envolvendo 34 alunos do sétimo ano do ensino fundamental de escola pública. Registramos suas estratégias de resolução, bem como a participação e motivação ao longo das aulas. Os resultados mostraram que a estratégia tentativa e erro foi a mais utilizada pelos grupos, os quais conseguiram resolver os dois problemas propostos, exceto um grupo que teve dificuldades na etapa de representação ao buscar resolver o problema 2. Os resultados também mostraram que a turma é pouco participativa e houve o desinteresse de alguns alunos. Concluímos que o auxílio da professora-pesquisadora foi fundamental para que os alunos conseguissem resolver os problemas e, assim, compreender a equação de 1.º grau com uma incógnita.

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Biografia do Autor

Amanda Cristina de Sousa, UEM

Licencianda em Matemática (UEM)

Marcelo Carlos de Proença, UNESP

Doutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

CRISTINA DE SOUSA, Amanda; CARLOS DE PROENÇA, Marcelo. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 431–451, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/512. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias