NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543Palavras-chave:
Sociologia, Ensino Médio, MúsicaResumo
A Sociologia, em diferentes contextos políticos da história brasileira, foi retirada de cena e sua presença na educação escolar ainda é frágil e ocupa papel de coadjuvante, na maioria das vezes ministrada por professores que não têm formação inicial em Ciências Sociais. A disciplina também enfrenta escassez de material didático. Nesse cenário, este trabalho visa partilhar uma experiência realizada com estudantes de duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio da Rede Pública da Grande Florianópolis-SC. Através de uma sequência didática, aplicada durante desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como foco o uso da música como recurso metodológico, os estudantes assumiram o protagonismo. As produções desenvolvidas pelos alunos tiveram como temáticas o racismo, o machismo e a homofobia, gerando materiais que demonstram a articulação dos conhecimentos escolares às questões do cotidiano.
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