A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p813-829.id234Palavras-chave:
Educação integral, Políticas públicas, História da educaçãoResumo
A perspectiva contemporânea de educação integral é um direito do cidadão brasileiro respaldado por diferentes marcos legais, concebendo o ser humano em suas múltiplas dimensões e problematizando as finalidades e metodologias aplicadas no sistema atual, se torna uma possibilidade para se superar a crise educacional da atualidade. O Brasil historicamente teve pouca preocupação com a educação dos cidadãos, mas nas experiências que tivemos podemos analisar algumas concepções que se aproximavam da educação integral enquanto outras eram opostas aos princípios que essa defende. A metodologia utilizada vem da história cultural, onde a partir das contribuições de autores como Peter Burke e Jacques Le Goff buscou-se recortes de longa duração visando a construção de um processo de bricolagem, formando ‘uma’ história da educação integral no Brasil através de autores que tratam do tema. Essa disputa de perspectivas acirra-se, nos dias atuais, nas disputas de projetos de governo na área da educação.
Downloads
Métricas
Referências
BURKE, P. (Org.). A escrita da história. São Paulo: Unesp, 1992.
BURKE, P. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2016.
CAVALARI, R. M. F. Integralismo: ideologia e organização de um partido de massas no Brasil (1932-1937). Bauru: EDUSC, 1999.
ÉBOLI, T. Uma experiência de Educação Integral. Rio de Janeiro: FAPERJ. 1983.
EI. Centro de Referência em Educação Integral. Conteúdos pedagógicos- Experiências. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/experiencias/bahia-os-caminhos-da-implementacao-de-um-programa-de-educacao-integral/>. Acesso em: 14 out. 2017.
EI. Centro de Referência em Educação Integral. Notícias- Reportagens. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/noticias/formacao-integral-e-foco-proposta-formativa-em-nova-versao-da-bncc/>. Acesso em: 14 out. 2017.
EI. Centro de Referências em Educação Integral. Notícias- Reportagens. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/noticias/especialistas-temem-retrocesso-na-educacao-posse-de-governo-interino/>. Acesso em: 14 out. 2017.
EI. Centro de Referência em Educação Integral. Notícias- Reportagens. Disponível em:< http://educacaointegral.org.br/noticias/veja-principais-mudancas-mais-educacao-para-2016/>. Acesso em: 14 out. 2017.
ESTADO DA BAHIA. Secretaria de Educação. Notícias. Disponível em: <http://institucional.educacao.ba.gov.br/proei>. Acesso em: 14 out. 2017.
FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2003.
GIOLO, J. Educação de tempo integral: resgatando elementos históricos e conceituais para o debate. In: MOLL, J. et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 94-105.
KERN, A. A. A educação do outro: jesuítas e guaranis nas missões colônias platinas. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil - séculos XVI e XVII. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 108-120.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Unicamp, 2013.
MELATTI, J. C. Índios do Brasil. São Paulo: Hucitec Edusp, 1986.
MOLL, J. et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. 504 p.
PAIVA, Thais. Carta Capital. Carta Educação. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/conheca-as-propostas-do-pmdb-para-a-educacao/>.Acesso em: 14 out. 2017.
PALLARES-BURKE, M. L. G. Educação das massas: uma ‘sombra’ no século das luzes. In: VIDAL, D. G.; HILSDORF, M. L. S. (Org.). Brasil 500 anos: tópicos em história da educação. São Paulo: Edusp, 2001. p. 53-66.
REDAÇÃO. Senado Federal. Senado Notícias. Disponível em> <http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/12/08/escolas-em-tempo-integral-podem-ser-adotadas-como-padrao?utm_source=facebook>. Acesso em: 14 out. 2017.
REDAÇÃO. Senado Federal. Senado Notícias. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/02/03/pec-determina-ampliacao-da-educacao-basica-em-tempo-integral>. Acesso em: 14 out. 2017.
RIBEIRO, D. O Livro dos CIEP’s. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.
SARAIVA, K. Diário de uma pesquisa off-road: analise de textos como problematização de regimes de verdade. In: FERREIRA, T.; SAMPAIO, S. M. V. (Org.). Escritos metodológicos: possibilidade na pesquisa contemporânea em educação. Maceio: EDUFAL, 2009. p.13-34.
TEIXEIRA, A. Educação para a democracia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.