A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p813-829.id234

Palabras clave:

Educação integral, Políticas públicas, História da educação

Resumen

A perspectiva contemporânea de educação integral é um direito do cidadão brasileiro respaldado por diferentes marcos legais, concebendo o ser humano em suas múltiplas dimensões e problematizando as finalidades e metodologias aplicadas no sistema atual, se torna uma possibilidade para se superar a crise educacional da atualidade. O Brasil historicamente teve pouca preocupação com a educação dos cidadãos, mas nas experiências que tivemos podemos analisar algumas concepções que se aproximavam da educação integral enquanto outras eram opostas aos princípios que essa defende. A metodologia utilizada vem da história cultural, onde a partir das contribuições de autores como Peter Burke e Jacques Le Goff buscou-se recortes de longa duração visando a construção de um processo de bricolagem, formando ‘uma’ história da educação integral no Brasil através de autores que tratam do tema.  Essa disputa de perspectivas acirra-se, nos dias atuais, nas disputas de projetos de governo na área da educação.

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Biografía del autor/a

Thiago Dutra, UFRGS

Mestre em Educação em Ciências (UFRGS)

Jaqueline Moll, UFRJ

Pós-Doutorado em Educação (UFRJ). Professora titular da Faculdade de Educação (PUC-RJ)

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

DUTRA, Thiago; MOLL, Jaqueline. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 813–829, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p813-829.id234. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/594. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.