A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS: UMA INVESTIGAÇÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA REGIÃO AMAZÔNICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p107-124.id177

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação de Jovens e Adultos, Licenciatura em Matemática

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um dos possíveis espaços de atuação do professor. Os estudantes que frequentam as salas de aula da EJA apresentam características ímpares que os diferenciam daqueles pertencentes a outras modalidades de ensino. Diante dessa realidade, é de fundamental importância que no decorrer da licenciatura o futuro professor tenha acesso a conhecimentos referentes ao contexto dessa modalidade de ensino. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e se caracteriza como um estudo exploratório cujo objetivo foi analisar se os projetos pedagógicos de cursos presenciais de licenciatura em Matemática de instituições públicas da região amazônica contemplam a temática da EJA. Para obtenção dos dados foram analisados 23 projetos pedagógicos de cursos presenciais de licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas da região amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), obtidos nos sites dessas instituições e/ou via e-mail. Para interpretação e análise dos dados utilizou-se o método da análise de conteúdo. Os resultados indicam que tal temática ainda é incipiente nas propostas de formação dos professores nos cursos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cesar Cristiano Belmar , UFMT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática. (UFMT/REAMEC) Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Gladys Denise Wielewski, UFMT

Doutora em Educação Matemática (PUC/SP) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso. (UFMT/REAMEC)

Referências

ALVES, O. S. Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: contribuições para o debate sobre a formação de professores de matemática na UFPA. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

BARCELOS, V. Formação de professores para Educação de Jovens e Adultos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1985.

BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Parecer n° 11, de 10 de maio de 2000. Propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União, Brasília, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf>. Acessado em: 15 fev. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, v. 2, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acessado em: 16 jan. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21028>. Acessado em: 17 jan. 2018.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DUARTE, N. O ensino de matemática na educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2009.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

FONSECA, M. D. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. reimp. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Socidade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GATTI, B.; BARRETO, E. S. S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

IMBERNÓN, F. La Formación y el Desarrollo Profesional del Profesorado: hacia uma nueva cultura profesional. 3.ed. Barcelona: Graó, 1998.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE, Campus Rio Branco, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ, Campus Macapá, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO, Campus Juina, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2013.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA Campus Vilhena, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA Campus Boa Vista, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2015.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS Campus Araguaína, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2015.

LEITÃO, C. F. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 27, p. 25-39, set.-dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000300003

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, A.M.; PAIVA, M. A. V. (Orgs.). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 213-231.

RIBEIRO, E. S. Estado da arte da pesquisa em educação matemática de jovens e adultos: um estudo das teses e dissertações defendidas no Brasil na primeira década do século XXI. 2014. 330 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

SOARES, L. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 83-100, jun., 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000100005

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, Campus Rio Branco, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, Campus Cuiabá, Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Projeto Pedagógico de Curso, 2009. Disponível em: http://www.ufmt.br/ufmt/unidade/index.php/secao/site/2441/PROEG. Acessado em: 10 ago. 2017.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

CRISTIANO BELMAR , Cesar; DENISE WIELEWSKI, Gladys. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS: UMA INVESTIGAÇÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS PRESENCIAIS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA REGIÃO AMAZÔNICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 107–124, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p107-124.id177. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/603. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias