Aprendizagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Trabalhando funções com Resolução Colaborativa de Problemas

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25009.id1135

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem da Matemática, Resolução Colaborativa de Problemas, Ensino da Matemática

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Neste texto são expostos os resultados de uma pesquisa de mestrado, que buscou compreender as contribuições do uso da Resolução Colaborativa de Problemas aplicado a estudantes do 1° ano do Ensino Médio, na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista a natureza do objeto se utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e de caráter de intervenção pedagógica. Os instrumentos de pesquisas foram: teste inicial para diagnóstico dos conhecimentos; caderno de campo; registros escritos das atividades realizadas pelos alunos e questionários. Como resultados da pesquisa se tem que a partir da Resolução Colaborativa de Problemas, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos apresentaram uma aprendizagem matemática mais autônoma, significativa e crítica na qual desenvolveram habilidades para resolver problemas matemáticos a partir da colaboração.

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Biografia do Autor

Léia Raquel Francisco Ferreira, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática. Concursada na SEDUC desde 2011.Especialização em Matemática desde 2014.Foi como professora de Matemática e Física no Centro Educacional Três Irmãs de 2014 a 2016.Atuou como professora Concursada na Seduc - Na escola estadual Demétrio de Souza em Várzea Grande de 2011 a 2016.Em 2018 concluiu a graduação em licenciatura plena em Educação Física onde trabalhou na escola da prefeitura de Cuiabá no referente ano.Atuou na função de coordenadora pedagógica na escola Malik Didier Namer Zahafi em 2019, concluiu o curso de Pedagogia pelo Instituto Invest. Assumiu o concurso de Professora em pedagogia na Prefeitura de Cuiabá em 2020. Atualmente trabalha na rede estadual e municipal da Educação e concluiu a disciplina Tópicos Especiais de Filosofia da Linguagem no mestrado em Filosofia pela UFMT, como aluno especial no primeiro semestre de 2021 com o Professor Pós- Doutor Wendell Lopes Evangelista. Concluiu a disciplina como aluno Especial em Matemática nos anos iniciais pela Unemat com o Professor Doutor Márcio Urel Rodrigues. Mestranda em ensino pelo programa da Unic no ano de 2023, desenvolvendo pesquisa sobre metodologia ativa de resolução de problemas colaborativas na EJA juntamente com a orientadora Doutora Marta Maria Pontin Darsie.

Marta Maria Pontin Darsie, Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Docência e Supervisão Escolar (1982) e habilitação em Administração Escolar (1983) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas- Paraná. Especialização em Formação e Atuação do Educador na Realidade Educacional, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1984); especialização em Metodologia do Ensino de Matemática de 1 à 4 série pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1998). É professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1986, e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1999.Docente Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática- PPGECEM- REAMEC (desde 2010). Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino- UNIC/IFMT. Docente-Pesquisadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Ciências da Natureza e Matemática UFMT/SINOP. Líder do grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática GRUEPEM. Desenvolve pesquisas na área de Ensino com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Metacognição e Matemática, Dificuldades de aprendizagem Matemática-DAM, Educação de Jovens e Adultos.

Referências

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Publicado

26.04.2025

Como Citar

FERREIRA, Léia Raquel Francisco; DARSIE, Marta Maria Pontin. Aprendizagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Trabalhando funções com Resolução Colaborativa de Problemas. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25009, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25009.id1135. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1135. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias