Aprendizagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos: Trabalhando funções com Resolução Colaborativa de Problemas
DOI:
10.23926/RPD.2025.v10.e25009.id1135Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem da Matemática, Resolução Colaborativa de Problemas, Ensino da MatemáticaResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Neste texto são expostos os resultados de uma pesquisa de mestrado, que buscou compreender as contribuições do uso da Resolução Colaborativa de Problemas aplicado a estudantes do 1° ano do Ensino Médio, na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tendo em vista a natureza do objeto se utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e de caráter de intervenção pedagógica. Os instrumentos de pesquisas foram: teste inicial para diagnóstico dos conhecimentos; caderno de campo; registros escritos das atividades realizadas pelos alunos e questionários. Como resultados da pesquisa se tem que a partir da Resolução Colaborativa de Problemas, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos apresentaram uma aprendizagem matemática mais autônoma, significativa e crítica na qual desenvolveram habilidades para resolver problemas matemáticos a partir da colaboração.
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