A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182

Palavras-chave:

Sensibilização, Conservação, Ensino-aprendizagem

Resumo

O uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sérgio Gomes da Silva, IFMT

Doutorando em Ciências Ambientais (UNEMAT) Professor na Instituição (IFMT)

Francimeire Fernandes Ferreira, IFMT

Doutoranda em Ecologia e Conservação (UNEMAT) Pesquisadora Colaboradora (IFMT)

Marco Rodrigo de Souza, IFRO

Especialista em Ecologia e Conservação (FACIMED) Professor na Instituição (IFRO)

Larissa Ferraz Bedôr Jardim, UFV

Mestre em Medicina Veterinária (UFV) Professora na Instituição (IFRO)

Referências

ARANTES, L.G. Uso da taxidermia como recurso no ensino de Ciências para alunos com deficiência visual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário de Brasília, 2013.

REIS, F.C. Avaliação da percepção de alunos de graduação em Ciências Biológicas acerca da prática de taxidermia como ferramenta técnica e didático pedagógica. 2011. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2011.

AURICCHIO, P.; SALOMÃO, M. G. Técnicas de Coleta e Preparação de Vertebrados. 1 ed. São Paulo, SP: Terra Brasilis, 2002. 350 p. ISBN: 85-85712-04-X

CARDOSO, T. A. L. et al. Taxidermia de aves para a coleção didática da disciplina de zoologia. In: X Encontro de Iniciação à Docência, UFPB – PRG, 2007, Paraíba. Anais X Encontro de Iniciação à Docência, Paraíba: UFPB, 2007.

COSTA, E. J.; SILVA, G. A. F.; NETO, L. E.; JACQUES, G. C. O uso da taxidermia no auxílio a Educação Ambiental. In: VII Semana de Ciência e Tecnologia – IFMG – Campus Bambuí. Anais da VII Jornada Científica e I Mostra de Extensão, Minas Gerais: IFMG, 2014.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. 440 p. (Educação em Química).

PINHEIRO, M.S.; SCOPEL, J.M.; BORDIN, J. Confecção de uma coleção didática para o ensino de Zoologia: conhecer para preservar o litoral Norte do Rio Grande do Sul. Scientia Cum Industria, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 3, p. 156-160. 2017. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5848> Acessado em: 12 mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p156

PRZYBYSZ, C.H.; CUNHA, W.L. Técnica de modelagem em resina de poliuretano na taxidermia de vertebrados. CESUMAR, v. 13, n. 1, p. 81-88. 2011. Disponível em: < http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/1961> Acessado em: 09 mar. 2018.

REIS, F.C. Avaliação da percepção de alunos de graduação em Ciências Biológicas acerca da prática de taxidermia como ferramenta técnica e didático pedagógica. 2011. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2011.

ROCHA, E. V. O ensino da educação ambiental com auxílio de animais taxidermizados. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 201-211, 2009. Disponível em: < http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/18_O_Ensino_da_Educacao.pdf> Acessado em: 14 mar. 2018.

ROCHA, E. V. Taxidermia como ferramenta de educação ambiental. 9° Companhia Independente de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, 2010.

ROCHA, E. V. Educação ambiental com auxílio de animais taxidermizados do bioma Cerrado: formação continuada de professores que trabalham com pessoas cegas e de baixa visão. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2012.

ROCHA, L. B. A importância das práticas de ciências para o processo ensino aprendizagem. Revista Científica Intelletto, v. 2, n. 2, p. 154-162. 2016. Disponível em <https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/926/pdf> Acessado em 03 junho de 2018.

ICMBio. Dúvidas frequentes. 2018. Disponível em http://www.icmbio.gov.br/sisbio/duvidas-frequentes.html> Acessado em 19 maio 2018.

ZANCAN, G.T. Educação científica uma prioridade nacional. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 3, p. 3-7, 2000. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n3/9764.pdf> Acessado em: 11 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000300002

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

GOMES DA SILVA, Sérgio; FERNANDES FERREIRA, Francimeire; RODRIGO DE SOUZA, Marco; BEDÔR JARDIM, Larissa Ferraz. A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 208–216, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/610. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)