UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87

Palabras clave:

Ensino médio integrado, Estudos retóricos de gênero, Resumo

Resumen

Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN, 2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI, 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas na escrita do gênero resumo. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão de atividades de escrita dos gêneros que circulam nas áreas de formação no ensino médio integrado.

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Biografía del autor/a

Nayane Santos Lopes , IFAL

Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió (IFAL)

Flávia Karolina Lima-Duarte, UFCG

Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Curso de Letras no Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió (IFAL/ IFMT)

Citas

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MACHADO, A. R; LOUSADA, E; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

SANTOS LOPES , Nayane; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 2, p. 229–240, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/628. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías