A MATEMÁTICA APLICADA NO CURSO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE E BAR DO IFCE: EXPLORANDO AS GRANDEZAS E MEDIDAS
DOI:
10.23926/rpd.v1i1.18Palavras-chave:
Aprendizagem, Aulas práticas, Grandezas e medidas, Matemática aplicada, Pensamento matemáticoResumo
O presente trabalho mostra uma ação na disciplina Matemática Aplicada na turma do primeiro semestre do curso técnico de nível médio subsequente em Serviço de Restaurante e Bar (SRB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Camocim. A ação se deu por meio de aulas práticas e com instrumentos de medida ocorrendo em sala de aula e na cozinha do curso localizada no próprio Campus. A ideia era explorar conteúdos do bloco Grandezas e Medidas trabalhando com uma Matemática mais palpável e voltada para a prática dos futuros técnicos, visto que esses profissionais que atuam em áreas, cujo eixo tecnológico é Hospitalidade e Lazer, têm em seu cotidiano de trabalho situações que exigem algumas competências envolvendo o pensamento matemático. A ação gerou uma interação maior dos alunos com a disciplina resultando em um melhor desempenho na aprendizagem da Matemática Aplicada voltada para o curso SRB.
Downloads
Métricas
Referências
BARBOSA, J. C. O que pensam os professores sobre a modelagem matemática?. Zetetiké. Campinas: Unicamp, v. 7., n. 11, p. 67-81 jan/jun, 1999.
BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Secretaria de educação básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2008. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio, volume 2).
BRASIL. Decreto n. 5154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm> Acesso em: 20 jul. 2015.
CHEVALLARD, Y.; BOSH, M.; GÁSCON, J. Estudar matemáticas: O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.
D’AMBROSIO, U. Educação matemática: Da Teoria à Prática. 4. ed. Campinas: Papirus, 1996.
DAVIS, P. J.; HERSH, R. A experiência matemática. Tradução de João Bosco Pitombeira. Rio de Janeiro: F. Alves, 1985.
DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p 11-33. (Coleção Papirus Educação).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Projeto político pedagógico do curso técnico de nível médio subsequente em serviço de restaurante e bar. Camocim, 2013.
LIMA, E. L. Conceituação, manipulação e aplicações: os três componentes do ensino da matemática. Revista do professor de matemática. São Paulo, n. 41, 3º quadrimestre, p. 01-06. 1999.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.