APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236Palavras-chave:
Ensino de matemática, Livro didático, Escrita da história da matemáticaResumo
A história da matemática como campo de investigação cientifica tem possibilitado, por meio da observação e análise em tratados históricos que carregam em seu conteúdo e contexto uma gama de informações, a produção de narrativas historiográficas das quais são elencados desdobramentos para o ensino. Tal fato tem ocorrido a partir do pressuposto de que a incorporação de elementos da história em sala pode fornecer subsídios ao processo de ensino e aprendizagem. Visto isso, mediante a proximidade com a educação básica, em especial com o ensino médio, desenvolveu-se esse estudo na tentativa de identificar a aproximação das escritas baseadas na história da matemática presentes em livros didáticos do ensino médio com as vertentes historiográficas tradicional e atualizada. Nessa perspectiva, a pesquisa ora realizada foi de cunho qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Verificou-se nesse estudo que os textos, em que informações da história são elucidadas, possuem características que condizem com a vertente historiográfica tradicional. Em nenhuma das alusões feitas à história foi possível observar um domínio de características que a indicasse como próxima a uma escrita da história nos moldes da vertente atualizada.
Downloads
Métricas
Referências
BARONI, R. L. S.; NOBRE, S. R. A Pesquisa em História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999. p. 129-136.
BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
BIANCHI, M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado na área de Concentração em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
BIFFI, L. C. R. História da Matemática nos Livros Didáticos do Ensino Médio: Uma Investigação. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2016, Curitiba. GD 5 – História da Matemática/Educação Matemática. Curitiba, 2016.
BRASIL. Secretária de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: matemática: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2017.
CARDOSO, E. J.; ZUIN, E. de S. L. Equações quadráticas nos livros didáticos de Matemática: ainda “Fórmula de Bhaskara”?. In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, 11, 2015, Natal/RN. Anais do XI Seminário Nacional de História da Matemática. Natal/RN: SBHMat, 2015.
CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos História e Matemática em sala de aula. Belém: Sbem/Sbem-pa, 2017.
GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Raje-revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p.20-29, 1995. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf>. Acesso em: 15 maio 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
IEZZI et al. Matemática: ciência e aplicações. Obra em três volumes para os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino. 2017. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Canindé, 2017.
PEREIRA, E. M. História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
TURÍBIO, S. R. T.; SILVA, A. C. da. A influência do livro didático na prática pedagógica do professor que ensina matemática. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 2, n. 2, p. 158-178, 2017. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/73/30>. Acessado em: 20 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p158-178.id73
VIDAL et al. Reflexões sobre a história da matemática abordada nos livros didáticos do ensino médio: uma análise da história da estatística e dos números complexos. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 12, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.