EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO- CAMPUS URUTAÍ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23050.id676

Palavras-chave:

educação das relações étnico-raciais, formação inicial de professores, licenciaturas

Resumo

A formação inicial e continuada de professores é fundamental no processo de desenvolvimento da Educação das Relações Étnico-Raciais. Neste sentido, há a necessidade de qualificação   dos profissionais da educação para que possam desenvolver uma educação que aborde a diversidade étnico-racial. O objetivo desta pesquisa foi identificar o tratamento dado à Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de formação inicial de professores do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Para tanto, a metodologia utilizada foi a análise documental e aplicação de questionários em que todas as informações foram coletadas e analisadas no aspecto quali-quantitativo. Considerou-se que os PPCs das Licenciaturas do IF Goiano Campus Urutaí preocupam-se em atender a legislação que determina a inserção e preparação dos licenciados para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Porém, observa-se um número pequeno de disciplinas que abordam a temática, além disso, observou-se desconhecimento dos licenciandos sobre ERER.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hugo de Sousa Campos, Instituto Federal de Educação

Licenciando em Matemática no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí. Tem interesse nas áreas de Matemática, Educação Matemática e Educação, com foco em Educação Financeira e Educação para as Relações Étnico-Raciais. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).

Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Atualmente é professor IV pela Secretaria da Educação de Goiás. Mestrado em Ensino Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação das relações étnico-raciais, relações étnico-raciais, educação, língua portuguesa e literatura. 

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal de Educação

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi professora efetiva da Universidade Federal de Goiás e atualmente está vinculada ao Instituto Federal Goiano na condição de professora. Tem experiência na Educação Básica e em pesquisa principalmente os seguintes temas: Educação, Negros, Políticas Educacionais e História da Educação. É professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano. 

Referências

ALVES, Marta Mariano. Lei 10.639/03, formação docente e NEABs: a democratização do currículo como um desafio para a educação brasileira. Cadernos do Aplicação, v. 30, p. 33-47, 2017.

BHABHA, Homi. A questão do “outro”: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo.In: Buarque de Hollanda, H. (org). Pós-modernidade e política, Rio de Janeiro (RJ): Rocco, 1992.

BRASIL. CNE/CP – Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Brasília: MEC, 2015.

BRASIL. Decreto n° 3.956/01. Convenção Interamericanal para a Eliminação de Todas as Formas de discriminação contra para a Eliminação de Todas as Formas de Deficiência, Brasilia, DF, 2001.

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 12/02/2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes Bases Educação Nacional. Brasília. 1997.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LD- BEN. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Seção I.

BRASIL. Ministério da Educação; Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Avaliação de cursos de graduação. Brasília, DF: INEP, 2006.

CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna Maria Canavarro. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: sobre a Lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, São Paulo, v. 42, n. 6, p. 691-701, 2019.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo (SP): Edusp, 1998.

CANDAU, Vera. Maria (org). Sujeitos e subjetividades nas tramas da linguagem e da cultura. In: COSTA, Marisa Vorraber. Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, p. 29 - 46, 2001.

CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v. 16 n. 48, p. 641- 663, set./dez. 2011.

CARDOSO, Zilmar Santos. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Formação Docente: um estudo de caso da Lei 10.639/03 e seus desdobramentos legais. 2016. 232 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil: Leitura Crítico-Compreensiva: Artigo a Artigo. 14. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.

CARRARA, Sergio et al. (Orgs). Gênero e diversidade na escola: formação de professores/as em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de Conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: CEPESQ; Brasília: SPM, 2009.

CASTRO, Felipe González et al. A Methodology for conducting integrative mixed methods research and data analyses. Journal of Mixed Methods Research, v. 4, n. 4, p. 342–360, 2010.

CATANANTE, Bartolina Ramalho; DIAS, Lucimar Rosa. A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial n. 1, p. 103-113, jun. 2017.

CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: Racismo e anti-racismo na educação: Repensando nossa escola. CAVALLEIRO, Eliane. (Org.) São Paulo: Selo Negro Edições, 2001, 213 p.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia. Goiânia (GO): Editora da PUC, 2009.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 69, p. 97-122, maio/jun. 2018.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a diferença?. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-39, 2018.

CORSETTI, Berenice. A análise documental da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. UNIrevista, v. 7, n. 1, p. 32 - 46, 2006.

CRESWELL, John. Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

D’ADESKY, Jacques. Pluralismo ético e multiculturalismo: racismos e antirracismos no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): Pallas, 2009.

SILVA, Andressa Queiroz; JÚNIOR, Maurício Santos Lopes. Lei nº 10.639/2003: educar para a diversidade. Revista Em Favor de Igualdade Racial, Acre, v. 2, n. 1, p. 30- 41, ago./jan., 2019.

DA SILVA, Tomaz Tadeu. O currículo e os novos mapas culturais. In: Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e a pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, p.179 – 198, 1996.

DIAS, Ednalva da Conceição; CECATTO, Adriano. Entre teoria e prática: a formação docente e a apropriação da Lei 10.639/2003 no cotidiano escolar. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 283 - 306, jul./dez. 2015.

DOMINGUES, Petrônio. Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica. Rev Bras Educ. 2005; p. 164.

EUGENIO, Benedito Gonçalves; SANTANA, Fabiana. Relações étnico-raciais e o trabalho com a Lei 10.639/03: análise de uma experiência com formação docente. Ensino & Pesquisa, [S.l.], 2018. Disponível em http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/1102.

Acesso em: 06 de agosto de 2019.

FARIA, Mateus Aparecido de; DA SILVA, Analise de Jesus. A educação das relações étnico-raciais na formação em Gestão de Serviços de Saúde. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2, n. 1, p. 34 - 40, jun. 2016.

FERRAZ, Fernando Marques Camargo. Rede Terreiro: pluralidades na dança negra contemporânea. Antropolitica Revista Contemporanea de Antropologia, n. 33, 2013.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. Rio de Janeiro (RJ): Livraria José Olympio Editora, 1984 (1993).

GARCIA, Alessandra Agenor de Moura; SILVA, Marcio Pereira da; ALEXANDRE, Ivone Jesus. Desafios e Perspectivas na Formação de Professores e a Lei 10.639/03. Revista Eventos Pedagógicos. v. 3, n. 2, p. 282-290, maio/ jul. 2012.

GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo; Orgs. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE, Rio Grande do Sul, v. 27, n. 1, p. 109- 121, jan./abr., 2011.

GOMES, Nilma Lino (Org). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília: MEC; Unesco, 2012. 421 p.

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, 2012.

HENRIQUES, Ricardo. Raça e gênero nos sistemas de ensino: os limites das políticas universalistas na educação. Brasília: Unesco, 2002.

IF Goiano. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Disponível em: https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/urutai.html. Acesso em: 12 de outubro de 2019.

IF Goiano. Projeto Pedagógico de curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Urutaí, 2017.

IF Goiano. Projeto Pedagógico de curso de bacharelado em Educação Física. Urutaí, 2019.

IF Goiano. Projeto Pedagógico de curso de licenciatura em Matemática. Urutaí, 2015.

IF Goiano. Projeto Pedagógico de curso de licenciatura em Química. Urutaí, 2013.

IF Goiano. Projeto Pedagógico de curso de licenciatura em Química. Urutaí, 2017.

IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, p. 1151-1167, 2018.

JULLIEN, François. O diálogo entre as culturas: do universal ao multiculturalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro (RJ), Jorge Zahar, 2001.

LIMA, Maria Nazaré Mota de (org). Escola Plural – a diversidade está na sala de aula. Salvador. Cortez: UNICEF – CEAFRO, 2006.

LIRIO, Carlos José. Alegações sobre mídia digital no âmbito da lei federal 10.639/2003, Consciência linguística crítica e formação docente. Muitas Vozes, v.4, n.1, p. 11-25, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário: pedagogia do dissenso para o novomilênio. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIRANDA, Vanessa Regina Eleuterio. Formação de Professores para o Trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais. 2018, 243 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2018.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo diferença, cultural e diálogo. In: Educação & Sociedade. Revista Quadrimestral de ciência da Educação. Dossiê “Diferenças” Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) n. 79, 2002.

MOURÃO, Marcos Santos. Capoeira. São Paulo: Odysseus, 2008. 124 p.

MÜLLER, Tânia Mara Pedroso; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. A lei no. 10.639/03 e a formação de professores: trajetória e perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 5, n. 11, p. 29-54, 2013.

MUNANGA. Kabengele. Lei 10639/03: depoimento. [São Paulo, fevereiro 2005] Entrevistador: Fábio de Castro. Disponível em: http://www.reporterspcial.com.br/entrevista.asp?id=60. Acesso: 9 de agosto de 2022.

NUNES, Ranchimit Batista. História da educação brasileira: o negro no processo de constituição e expansão escolar. In: XXII Encontro de Pesquisas Educacional do Norte e Nordeste. Natal, p. 1-15, out., 2014.

OLIVEIRA, Carlos Eduardo et al. Dança como mediação educacional para diversidade e ações afirmativas I. 2018. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/430118/2/eBook_Dan%C3%A7a_como_Media%C3%A7%C3%A3o_Educacional_para_Diversidade_e_A%C3%A7%C3%B5es_Afir mativas_I_UFBA.pdf. Acesso: 9 de agosto de 2022.

OLIVEIRA, Elânia de. A Lei 10.639/2003 e a Escola de Educação Especial: um desafio a mais para a formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, n. 47, p. 85-95, jan./mar. 2013.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011. 72 p.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. (org.). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. CLACSO, 2005.

RIZZO, Jakellinny Gonçalves de Souza. A formação inicial de professores e as implicações para a educação das relações etnicorraciais nos cursos de pedagogia de MS. 2018. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados.

RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos. Formação docente e as relações étnico-raciais: a literatura como instrumento de implementação da Lei n° 10.639/03 nas escolas públicas estaduais na cidade de Pires do Rio-GO. 2021. 210 p. Dissertação (Mestrado em Ensino para Educação Básica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí, 2021.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 159-189.

SANTOS, Anderson Oramisio. Formação de professores à luz da história e cultura afro-brasileira e africana: novos desafios para uma prática reflexiva. Poíesis Pedagógica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 151–170, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v1i2.29585. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29585. Acesso em: 9 out. 2021.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Espetáculos das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870- 1930.

SILVA, Petronilha Beatriz. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. v. 63, n.3, p. 489-506, setembro-dezembro, 2007.

SILVA, Wilker Solidade; MARQUES, Eugênia Portela Siqueira. Educação e relações étnico-raciais: a Lei 10.639/03, a formação docente e o espaço escolar. Horizontes, [S.l.], v. 33, n. 2, 2015.

SILVÉRIO, Valter Roberto; RODRIGUES, Tatiane Consentino; DOMINGUES, Ana Carolina. Diretrizes Curriculares e Plano Nacional de Implementação da lei nº 10.639/03: balanço de implementação, desafios e perspectivas. Educação das Relações Raciais - Acão Educativa jul. 2016.

SKILIAR, Carlos et al. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

TINHORÃO, José Ramos. Os sons dos negros no Brasil: cantos, danças, folguedos: origens. Editora 34, 2008.

TIVANE, Elísio Machikane. Africanidades no processo formativo de professores de matemática. 2019, 277 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.

VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 705-718, set./dez. 2010.

Downloads

Publicado

28.01.2024

Como Citar

CAMPOS, Hugo de Sousa; RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos; RIBEIRO, Cristiane Maria. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO- CAMPUS URUTAÍ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23050, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23050.id676. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/676. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias