SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS SUPERIORES DO IFMT: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS E DESAFIOS
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23044.id741Palavras-chave:
Curricularização da extensão, Cursos superiores, Instituto Federal de Mato GrossoResumo
O artigo apresentado tem origem no projeto de pesquisa intitulado “Curricularização da Extensão: uma análise da implementação e sua indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Mato Grosso”, de cunho qualitativo, em que se investigou a implementação da curricularização da extensão nos cursos superiores do IFMT. Utilizando um questionário, do qual obtivemos trinta e nove respostas de servidores da instituição que trabalham diretamente com cursos superiores – de um total de sessenta e dois cursos -, e reuniões com duas equipes de gestão de cursos de graduação do IFMT, analisamos o contexto desta instituição, partindo de uma proposta de problematização do processo de curricularização da extensão. Os resultados apontam para a necessidade da promoção de diálogos sobre as dificuldades do corpo docente e gestão de cursos na implementação da extensão no currículo, assim como para a importância da formação, visando a compreensão deste processo que se apresenta ainda incipiente na instituição.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Daisy Santos de; CAPUTO, Maria Constantina. Extensão universitária e cidadania: conceitos, histórico e práticas no Brasil e na UFBA. In: Universidade e sociedade : concepções e projetos de extensão universitária / Maria Constantina Caputo, Carmen Fontes Teixeira (Org.). - Salvador: EDUFBA, 2014. p. 15-31.
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 1977.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Maria Clara Bicudo Cesar. Brasília, 2007. 88 p.
BRASIL. Presidência da República Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 Aprova o Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências Disponível em http:://extensão ufrj br/images/stories/Anexos/PNE_ 2014. Acesso em janeiro de 2023.
BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dez. de 2018: Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências; 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 18 de julho de 2023.
COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Curricularização da extensão: o desafio no contexto das licenciaturas. Revista Panorâmica – ISSN 2238-9210 - Edição Especial 2019.
FERNANDES, Marcelo Costa; SILVA, Luciane Maria Sales da; MACHADO, Ana Larissa Gomes;MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista | Belo Horizonte | v. 28 | n. 04 | p. 169-194| dez. 2012.
FERREIRA, Olgamir Amâncio. Desafios e Perspectivas para a Curricularização da Extensão nas IEs Públicas. YouTube, 06 de junho de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=axKGqv4dPFg. Acesso em: 19 de julho de 2023.
FORPROEX, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades. Indissociabilidade ensino–pesquisa–extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão/Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Porto Alegre : UFRGS ; Brasília : MEC/SESu, 2006. Disponível em: https://www.uemg.br/downloads/indissociabilidade_ensino_pesquisa_extensao.pdf. Acesso em janeiro, 2023.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1986.
IFMT. Resoluções CONSEPE nº021, de 20 de abril de 2021. Disponível em: https://ifmt.edu.br/media/filer_public/f2/e9/f2e9f18d-c106-48e0-92d5-224f90d6a30d/resolucao_21-2021_-_recomendar_a_aprovacao_do_regulamento_para_a_curricularizacao_da_extensao_com_anexo.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2023.
IFMT. Resolução CONSUP 22/2021, de 25 de maio de 2021. Disponível em: https://proen.ifmt.edu.br/media/filer_public/b7/1d/b71dae1c-3a6e-4c31-8eca-adbd0662cfd5/resolucao_22_regulamento_da_curricularizacao_da_extensao.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2023.
IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Curricularização da extensão: experiência da articulação estensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais / Simone Loureiro Brum Imperatore. - Rio de Janeiro: Gramma, 2019.
INEP. Instrumentos de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf. Acesso em: 18 de julho de 2023.
JUNG, Hildegard Susana; FOSSATTI, Paulo. (2018). Duas décadas de LDB 9394/96: gênese, (des)caminhos, influência internacional e legado. Teoria E Prática Da Educação, 21(3), 53-65. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i3.45213
MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; SÍVERES, Luiz. Nas Fronteiras da Indissociabilidade – A Contribuição da Extensão Universitária. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013.
MIGUEL, José Carlos. A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade. Revista Práxis Educacional • 2023• v. 19, n. 50. 31 de janeiro de 2023
PARO, César Augusto. Extensão universitária na transformação social: apontamentos a partir da extensão popular. Estudos Universitários: revista de cultura, UFPE/Proexc, Recife, v. 38, n. 2, p. 129-162, jul./dez., 2021
PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional: 2019-2023/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Cuiabá: IFMT, 2019.
SANTOS, Alfredo Balduíno. A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de Educação do Brasil: dificuldades e possibilidades. Tese de doutoramento. 2020. Universidade do Minho, Braga/PT.. 245pp.
SILVA, Mariane Carloto da; CEZAR, Amanda do Prado Ferreira. Aprendizagem e o currículo no ensino superior: algumas considerações sobre adaptação curricular. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20566_11249.pdf. Acesso em janeiro, 2023.
VOLKWEISS, Anelise; LIMA, Vanessa Mendes de; RAMOS, Maurivan Güntzel; FERRARO, José Luís Schifino. (2019). Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, 10(1), e29112. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29112
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.