A Abordagem STEAM no Brasil: lacunas e implicações para com o ensino de Ciências Naturais, Ciências Humanas e Matemática

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id754

Palavras-chave:

Abordagem STEM, Abordagem STEAM, Revisão sistemática, Diretrizes Educacionais, Brasil

Resumo

Estudantes do ensino médio encontram dificuldades em compreender os conteúdos de ciências da natureza, ciências humanas e matemática ensinados nas escolas. Diversos estudos identificam o ensino descontextualizado e metodologias desmotivantes como causas dessa problemática na literatura. Nesta perspectiva, a BNCC e o DRC-MT apresentam propostas de mudanças no ensino e aprendizagem com a utilização de metodologias ativas e a abordagem STEAM. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo foi identificar as principais lacunas de conhecimento da abordagem STEAM no Brasil, bem como suas implicações no ensino de ciências da natureza e matemática, proporcionando melhor entendimento de como o tema vem sendo aplicado no país. A partir desses dados, foi realizada uma análise acerca da localização das publicações e quanto ao nível de ensino aplicada. Esta pesquisa é qualitativa, interpretativa, e está inserida no estudo bibliográfico, apresentando como resultado um aumento expressivo na quantidade de produções nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Victor Munhoz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Professor Efetivo da Rede Estadual do Mato Grosso

Discente do Programa de Mestrado em Ensino (PPHEn/IFMT/UNIC)

Stela Rosa Amaral Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2021), mestra em Ciências Cartográficas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2016) e graduada em Engenheira Ambiental - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2013). Especialista em mapeamento de Áreas Úmidas Brasileiras e de seus Macrohabitats e seu funcionamento Ecológico integrado a paisagem.

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

ALMEIDA, Cátia Candida; GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Produção científica brasileira sobre o indicador “Fator de Impacto”: um estudo nas bases SciELO, Scopus e Web of Science. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 24, n. 54, p. 62-77, 2019.

BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC. Brasília, 2017a.

BRASIL. Lei Nº 13.415, 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2017b.

COSTA, Teresa et al. A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas: Integração, Acesso e Valor Social. 2012.

CUARTAS, Gabriel Jaime Vélez; ARIAS, Diana Lucio; LEYDESDORFF, Loet. Regional and global science: Publication from latin America and the caribbean in the SciELO citation índex and the web of science. El Profesional de la Información, v. 25, n. 1, p. 35-46, 2016.

DALMON, Danilo Leite et al. Do students make greater achievement gains in some higher education institutions’ programs than others? Insights from Brazil. Higher Education, v. 78, p. 887-910, 2019.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar revisões sistemáticas e meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

GROCHOCKI, Luís Felipe de Miranda; CABELLO, Andrea Felippe. Outlining inbreeding in the brazilian higher education system. Higher Education Quarterly, 2023.

HAI, Alessandra Arce et al. Descobrindo o computador: tecnologia, ciências, design e computação para crianças de 4 e 5 anos. Caderno CEDES, v. 43, n. 120, p. 5-18, 2023.

LANDIM, Claudio; FITZSIMONS, Gail E. The brazilian public schools math olympics (OBMEP): 15 years promoting social mobility through academic achievement. ZDM-Mathematics Education, v. 54, n. 5, p. 1101-1113, 2022.

LÓPEZ, Paula; RODRIGUES-SILVA, Jefferson; ALSINA, Ángel. Brazilian and spanish mathematics teachers’ predispositions towards gamifications in STEAM education. Education Sciences, v. 11, n. 10, 2021.

LORENZIN, Mariana Peão. Sistema de atividade, tensões e transformações em movimento na construção de um currículo orientado pela abordagem STEAM. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MAIA, Dennys Leite; DE CARVALHO, Rodolfo Araújo; APPELT, Veridiana Kelin. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 68-88, 2021.

MATO GROSSO. Documento de referência curricular para Mato Grosso – Ensino Médio. SEDUC/MT, Cuiabá, 2021.

PUGLIESE, Gustavo Oliveira. Os modelos pedagógicos de ensino de ciências em dois programas educacionais baseados em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). 2017. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

PUGLIESE, Gustavo Oliveira; SANTOS, Vinicio de Macedo. As relações entre o PISA e o movimento STEM education. Educação em Revista, v. 38, 2022.

REZNIK, Gabriela; MASSARANI, Luisa; BARTON, Angela Calabrese. Informal science learning experiences for gender equity, inclusion and belonging in STEM through a feminist intersectional lens. Cultural Studies of Science Education, 2023.

RODRIGUES, Luiz et al. Gamification suffers from the novelty effect but benefits from the familiarization effect: findings from a longitudinal study. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 19, n. 1, p. 1-25, 2022.

ROSA, Katemari. Science identity possibilities: a look into Blackness, masculinities, and economic power relations. Cultural Studies of Science Education, v. 13, n. 4, p. 1005-1013, 2018.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Anethnomathematical perspective of STEM education in a glocalized world. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 840-876, 2021.

SANDERS, Mark. STEM, STEM education, STEMmania. The technology teacher, 2009.

SILVA, Juarez Bento; SILVA, Isabela Nardi; BILESSIMO, Simone Meister Sommer. Technological structure for technology integration in the classroom, inspired by the maker culture. Journal of Information Technology Education: Research, v. 19, p. 167-204, 2020.

SOARES, Ricardo; De MELLO, Márcia Cristina Santiago; NAEGELE, Rafaela. Impact assessment of an affirmative action to promote diversity, equity, inclusion, and respect in brazilian chemistry during the COVID-19 pandemic. Journal of Chemical Education, v. 99, n. 1, p. 513-518, 2021.

SOUZA, Celso L. et al. A computational approach to support the creation of terminological neologisms in sign languages. Computer Applications in Engineering Education, v. 26, n. 3, p. 517-530, 2018.

TERCARIOL, Adriana Aparecida de Lima; MORETTI, Andressa Algayer da Silva; DE SOUZA, Aguinaldo Robinson. Interschool sciences and Technologies club: na internationalization experience. Dialogia, n. 40, p. 20, 2022.

YAKMAN, Georgette. ST∑@M Education: an overview of creating a model of integrative education. Annual Proceedings, Netherlands, 2008.

YAKMAN, Georgette. What is the point of STE@M?–A Brief Overview. Steam: A Framework for Teaching Across the Disciplines. STEAM Education, v. 7, 2010.

Downloads

Publicado

19.05.2024

Como Citar

MUNHOZ, Gabriel Victor; GONÇALVES, Stela Rosa Amaral; MELLO, Geison Jader. A Abordagem STEAM no Brasil: lacunas e implicações para com o ensino de Ciências Naturais, Ciências Humanas e Matemática. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24013, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id754. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/754. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias