A Abordagem STEAM no Brasil: lacunas e implicações para com o ensino de Ciências Naturais, Ciências Humanas e Matemática

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id754

Palavras-chave:

Abordagem STEM, Abordagem STEAM, Revisão sistemática, Diretrizes Educacionais, Brasil

Resumo

Estudantes do ensino médio encontram dificuldades em compreender os conteúdos de ciências da natureza, ciências humanas e matemática ensinados nas escolas. Diversos estudos identificam o ensino descontextualizado e metodologias desmotivantes como causas dessa problemática na literatura. Nesta perspectiva, a BNCC e o DRC-MT apresentam propostas de mudanças no ensino e aprendizagem com a utilização de metodologias ativas e a abordagem STEAM. Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo foi identificar as principais lacunas de conhecimento da abordagem STEAM no Brasil, bem como suas implicações no ensino de ciências da natureza e matemática, proporcionando melhor entendimento de como o tema vem sendo aplicado no país. A partir desses dados, foi realizada uma análise acerca da localização das publicações e quanto ao nível de ensino aplicada. Esta pesquisa é qualitativa, interpretativa, e está inserida no estudo bibliográfico, apresentando como resultado um aumento expressivo na quantidade de produções nos últimos anos.

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Biografia do Autor

Gabriel Victor Munhoz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Professor Efetivo da Rede Estadual do Mato Grosso

Discente do Programa de Mestrado em Ensino (PPHEn/IFMT/UNIC)

Stela Rosa Amaral Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2021), mestra em Ciências Cartográficas - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2016) e graduada em Engenheira Ambiental - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2013). Especialista em mapeamento de Áreas Úmidas Brasileiras e de seus Macrohabitats e seu funcionamento Ecológico integrado a paisagem.

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

19.05.2024

Como Citar

MUNHOZ, Gabriel Victor; GONÇALVES, Stela Rosa Amaral; MELLO, Geison Jader. A Abordagem STEAM no Brasil: lacunas e implicações para com o ensino de Ciências Naturais, Ciências Humanas e Matemática. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24013, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24013.id754. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/754. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias