Análise da aprendizagem de estudante autista por meio da atividade de situações problema discente no ensino remoto

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24016.id771

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Resolução de problemas, Atividade de situações problema discente, Esquema da base orientadora completa da ação

Resumo

Este artigo é produto da pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar a contribuição do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) da Atividade de Situações Problema Discente (ASPD), fundamentado em Galperin, Talízina e Majmutov na aprendizagem de estudante autista do 3º Ano do Ensino Fundamental, na modalidade de ensino remoto. Inicialmente, apresenta-se a educação inclusiva e sua diferenciação com a educação especial. Depois, é realizada uma discussão em torno dos desafios do ensino remoto decorrente da pandemia. O artigo faz relação com a matemática e com a ASPD, que se constitui como uma estratégia didática para trabalhar a resolução de problemas na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A pesquisa se delineia como descritivo-explicativa e tem abordagem qualitativa. Nos resultados, evidenciaram-se o desenvolvimento de competências e habilidades de resolução de problemas em relação às operações de adição e subtração, bem como avanços na aprendizagem discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima, Pós Graduada em Gestão Pedagógica pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (2010) e em Pedagogia pelas Faculdades de Ciências do Norte do Brasil (2017). É membro do Grupo de Pesquisa de Didática da Resolução de Problemas. Tem experiência em docência nas etapas do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente trabalha no terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Verônica de Oliveira Magalhães, Secretaria Estadual de Educação de Roraima

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Roraima, Especialista em Gestão do trabalho pedagógico: Administração, orientação e supervisão escolar pela Faculdade Internacional de Curitiba, Graduada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação de Roraima. Atua como professora efetiva da Secretaria de Educação de Roraima.

Héctor José García Mendoza, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação (UJAEN/Espanha), Professor na Universidade Federal de Roraima (UFRR), Docente nos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR e no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da REAMEC/UFMT.

Referências

ARAÚJO, Hudson Cardoso de; FEITOSA, Soraya de Araújo; MENDOZA, Héctor José García. Diagnóstico do nível de aprendizagem por meio da Atividade de Situações Problema Discente para estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de Colégio de Aplicação. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, V.9. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3686. Acesso em: 29 de nov. de 2021.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. 336p.

BRASIL. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Unesco, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 10 de jul. de 2021.

CARVALHO, Rosita Edler. Diversidade como paradigma de ação pedagógica na educação infantil e séries iniciais in: MEC, Inclusão: Revista da Educação Especial. Secretaria de Educação Especial, ano I, n.º 01, outubro de 2005, p.29-34. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em 20 de set. de 2022.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 4/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 05 de outubro de 2009. Seção 1, p.17. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 09 de ago. de 2021.

DELGADO, Oscar Tintorer; MENDOZA, Héctor José García. Evolução da Teoria Histórico-cultural de Vygotsky à Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais de Galperin. In: Ghedin, Evandro; Peternella, Alessandra. (Org.). Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. 1 ed. Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. 1, p. 355-381.

FEITOSA, Soraya de Araújo. A Atividade de Situações Problema como estratégia didática no Tratamento da Informação no 6º Ano do Ensino Fundamental a partir da Teoria de Galperin. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p. 148. 2014.

FEITOSA, Soraya de Araújo; OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva; DELGADO, Oscar Tintorer; MENDOZA, Héctor José García. Resultados do grupo de pesquisa didática da resolução de problemas em ciências e matemática do estado de Roraima. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. e22111, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22111.id1768. Acesso em: 19 set. 2023.

GALPERIN, Piotr Ya. Introduccíon a la psicologia: um enfoque dialéctico. Tradução de Angela Bustamante. Madrid: Pablo del Río Editor, 1979.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia, personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias del Hombre, 1978.

MAGALHÃES, Verônica de Oliveira. Atividade de Situações Problema Discente Fundamentada na Teoria de Galperin, Talízina e Majmutov para Formação de Habilidade na Resolução de Problema com Operações de Adição e Subtração nos discentes de 3º Ano do Ensino Fundamental do CAP/UFRR. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p.141. 2021.

MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; FEITOSA, Soraya de Araújo; MENDOZA, Héctor José García. Atividade de Situações Problema Discente com operações de adição e subtração. Educação Matemática Debate, Montes Claro, v. 5, n. 11, p. 1-27, jan/dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/4359. Acesso em 10 de out. de 2021.

MAJMUTOV, Mirza. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y

Revolución, 1983.

MENDOZA, Héctor José García. Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los alumnos en la actividad de situaciones problemas en Matemática, em la asignatura de Álgebra Lineal, en el contexto de la Facultad Actual de la Amazonia, 2009. 269 f. Teses (Doctorado em Psicopedagogía) - Facultad de Humanidad y Ciencia en la Educación. Universidad de Jaén, Jaén, 2009.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin. Obutchénie: revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia - MG: V. 2 n.1, p. 166-192, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/42538. Acesso em 12 de ago. de 2021.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Proposta de um Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 4, n. 1, p. 180-200, 3 ago. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/56482. Acesso em 15 de out. de 2021.

MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Contribuições do sistema didático Galperin, Talízina e Majmutov para resolução de problemas. In: Andréa Maturano Longarezi; Roberto Váldes Puentes. (Org.). Ensino Desenvolvimental: Sistema Galperin-Talízina. 1ed.Guarujá - São Paulo: EDITORA CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2021, p. 226-242.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. A teoria da formação planejada das Ações Mentais e dos conceitos de P. Ya. Galperin: contribuições para a Didática Desenvolvimental. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica. Uberlândia - MG: V. 1, n.1, p. 70-97, jan./abr. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38288. Acesso 23 de set. de 2021.

SANTOS, Alex Reis dos; SANTOS, Roberta Gabriele de Menezes. Educação inclusiva e a Declaração de Salamanca. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_07.pdf. Acesso em: 30 de jul. de 2021.

SOUZA, Gilmara Batista de. A Atividade de Situações Problema Discente na aprendizagem de adição e subtração com operações com números naturais fundamentada em Galperin e Majmutov nos estudantes de 1° ano do ensino fundamental na Escola Municipal Jael da Silva Barradas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Roraima. Boa Vista, RR, p.259. 2020.

TALÍZINA, Nina Fiodorovna. Psicologia de la Enseñanza. Moscu: Progreso, 1988.

VILLÓRIA, Eugênia Karla Ferreira de Souza; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; MENDOZA, Héctor José García; DELGADO, Oscar Tintorer. Esquema da Base Orientadora Completa da Ação da Atividade de Situações Problema Discente com Operações Aritméticas. Boletim do Museu Integrado de Roraima (on-line), Brasil, v. 13 n. 01, p. 146-165, 2020. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/bolmirr/article/view/881. Acesso em: 30 out. 2021.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução: José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WAKIYAMA, Yachiko Nascimento; MENDOZA, Héctor José García. Diagnóstico da aprendizagem por meio da atividade de situações problema discente em modelagem matemática dos estudantes de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Amazonas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-25, 29 dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a05. Acesso em: 15 set. 2021.

Downloads

Publicado

25.05.2024

Como Citar

FEITOSA, Soraya de Araújo; MAGALHÃES, Verônica de Oliveira; MENDOZA, Héctor José García. Análise da aprendizagem de estudante autista por meio da atividade de situações problema discente no ensino remoto . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24016, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24016.id771. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/771. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias