Formação docente em Biologia: em foco a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no PPC

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23102.id819

Palavras-chave:

Licenciatura, Currículo, Paradigma, Inovação

Resumo

O currículo das licenciaturas se constitui de disciplinas de conteúdo específico, disciplinas de conteúdo pedagógico, estágio supervisionado, além de problematizações das teorias do currículo e inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Esta pesquisa investiga de que forma a inserção das TDIC tem se constituído como elemento formativo no curso de Licenciatura em Biologia (LB), abordando em que perspectiva essa inserção se dá (dominante/emergente). Para tanto, utilizamos como abordagem metodológica o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados a análise documental a partir do PPC do curso de LB. A análise demonstrou que a proposta formativa busca inserir as TDIC na formação docente. No entanto, mesmo quando as TDIC estão presentes no PPC, elas configuram-se na perspectiva do paradigma dominante, pois estão inseridas em disciplinas específicas e não emergem das visões críticas que possibilitam o exercício de práticas inovadoras caminhando na perspectiva do paradigma emergente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thálita Maria Francisco da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG)

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG)

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Química (IQ/UFG)

rofessora na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG)

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

APPLE, Michael Whitman. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artmed, 2008.

APPLE, Michael Whitman. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

BATES, Anthony. William. (Tony). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. 607 p. Disponível em: http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.

CACHAPUZ, Antonio. et al. (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

CAMPOS, Fernanda Araújo Coutinho. Tecnologias de Informação e Comunicação e Formação de Professores: um estudo em cursos de licenciatura de uma universidade privada. 2011, 224f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10º ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CAULLEY, Darrel. Document Analysis in Program Evaluation (volume 6 na série Paper and Report Series of the Research on Evaluation Program). Portland, Or. Northwest Regional Education Laboratory, 1981.

COSCARELLI, Carla Viana. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 192 p.

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo.; PEIXOTO, Joana; CARVALHO, Rose Mary Almas de. (Orgs.) Ecos e repercussões dos processos formativos nas práticas docentes mediadas pelas tecnologias. Goiânia: Kelps, 2015.

FEENBERG, Andrew. Teoria crítica da tecnologia: um Panorama. In. NEDER, Ricardo Toledo. (org.) A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Universidade de Brasília, Capes, 2º ed. 2013.

GATTI, Bernadete Angelina; NUNES, Mariana Muniz Rossa. (orgs.) Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e Ciências Biológicas / São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GUBA, Egon Gotthold; LINCOLN, Yvonna Sessions. Effective Evaluation. São Francisco, Jossey-Bass, 1981.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: um novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: E.P.U., 2012.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3º ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LOPES, Rosemara Perpetua. Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas licenciaturas das Universidades Estaduais Paulistas. 2010. 224 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/92296>.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2º ed. São Paulo: E.P.U., 2018.

MARTINS, Clícia Bührer; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Formação de professores na perspectiva de desenvolvimento profissional e organizacional da escola. Linguagens, Educação e Sociedade, ano 12, n. 17, p. 21-28, jul./dez. 2007.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e programas no Brasil. 3ºed. Campinas: Papirus, 1997.

MOREIRA, Antônio Flávio; TADEU, Tomaz. Currículo, Cultura e Sociedade. 12º ed. São Paulo: Cortez, 2013.

NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

ODA, Welton Yudi. A docência universitária em biologia e suas relações com a realidade das metrópoles amazônicas. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

PONTE, João Pedro da. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, 25, p. 105-132

PRETTO, Nelson de Luca; SOUZA, Joseilda Sampaio de.; ROCHA, Telma Brito. Tabuleiro digital: uma experiência de inclusão digital em ambiente educacional. In: BONILLA, M. H. S.; PRETTO, N. de L. (Org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. V. 2. Salvador: EDUFBA, 2011.

RAMOS, Tacita Ansanello; ROSA, Maria Inês Petrucci. Entre disciplinas pedagógicas e disciplinas específicas: a formação de professores e a questão do estágio supervisionado em um curso de licenciatura integrada. Olh@res, v. 1, nº 1, p. 207-238, maio, 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 2ºed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TORI, Ricardo. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

YIN, Robert Karl. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ºed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

30.12.2023

Como Citar

SILVA, Thálita Maria Francisco da; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. Formação docente em Biologia: em foco a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação no PPC. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23102, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23102.id819. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/819. Acesso em: 22 nov. 2024.