Etnomatemática e Etnociência “não presentes” em manuais de professores de ciências e matemática de escolas indígenas xerente no estado do Tocantins

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23105.id822

Palavras-chave:

Etnomatemática, Etnociência, Manual do Professor, Epistemologia

Resumo

O objetivo desta investigação é identificar e analisar elementos de Etnomatemática e Etnociência evidenciados em imagens presentes em manuais de professores de Ciências e Matemática destinados às escolas indígenas Xerente no Estado do Tocantins. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo documental, considerando como documento o Manual do Professor aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e escolhido para ser utilizado no ano de 2024, nas disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, em escolas indígenas Xerente, localizadas na cidade de Tocantínia, no estado de Tocantins. O foco das análises foi nas imagens apresentadas nos referidos manuais, considerando três características: a) Imagens de caráter estético; b) Imagens de caráter funcional; e c) Imagens suporte; adotando como base o Interacionismo Sóciodiscursivo (ISD) e direcionando nosso foco para a identificação de indícios dos etnoconhecimentos, que abrangem tanto a Etnomatemática quanto a Etnociência, nas imagens analisadas. Foram 365 (trezentos e sessenta e cinco) imagens analisadas no Manual de Ensino de Ciências e 216 (duzentos e dezesseis) no Manual de Matemática, organizadas em dois grupos: ilustrações e fotografias. Os resultados indicam, entre outros elementos, que existe uma ausência de elementos que configurem abordagens de Etnomatemática e Etnociência evidenciados nas imagens de tal forma que seja representativa da comunidade indígena a utilizar o referido manual.

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Biografia do Autor

Sâmua Nikaelen Eliane Rosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licenciada em Matemática e Pedagogia

Coordenadora Pedagógica do Polo de Apoio às escolas indígenas Xerente no município de Tocantínia-TO.

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT)

Thalita Fernandes dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licenciada em Biologia

Bolsista CAPES. Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT)

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT)

Docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Elisangela Aparecida Pereira de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA)

Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

ROSA, Sâmua Nikaelen Eliane; SANTOS, Thalita Fernandes dos; COSTA, Dailson Evangelista; MELO, Elisangela Aparecida Pereira de. Etnomatemática e Etnociência “não presentes” em manuais de professores de ciências e matemática de escolas indígenas xerente no estado do Tocantins. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23105, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23105.id822. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/822. Acesso em: 25 nov. 2024.

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