O POTENCIAL DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DA ATMOSFERA TERRESTRE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1802-1816.id894Palabras clave:
Contextualização do Conteúdo, Demonstração, Ensino FundamentalResumen
O trabalho trata-se de uma experiência vivenciada durante a disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. A Sequência Didática aplicada aos alunos do 6º ano do ensino fundamental abordou o conteúdo da atmosfera terrestre e apoia-se metodologicamente na proposta feita por Zabala (1998). O objetivo consistiu em verificar o potencial da utilização de recursos didáticos e experimentações para aprendizagem das transformações, nas camadas atmosféricas, associadas aos ciclos dos materiais e ao fluxo de energia na Terra. O desenvolvimento se deu em quatro aulas regulares da disciplina de ciências, onde os recursos utilizados contribuíram de maneira significativa, sendo este fato demonstrado pela constante participação dos alunos através da oralidade contextualizando os assuntos. Pode-se perceber que os discentes têm dificuldades de se expressarem textualmente, o que é refletido através de avaliações formais, por vezes insatisfatórias.
Descargas
Métricas
Citas
ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Revista Ciências e Educação, v.17, n. 4, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005
BAZI, Gisele A do Patrocínio. As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita e suas relações com a ansiedade. 2000. 112 f. São Paulo: Dissertação (Mestrado) - UNICAMP, Campinas, 2000.
BASSOLI, Fernanda. Atividade práticas e o ensino-aprendizagem de ciência (s): mitos, tendências e distorções. Revista Ciências e Educação, v. 20, n. 3, p. 579-593, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300005
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2019.
BRUNER, Jerome S. O Processo da educação Geral. 2ª ed. São Paulo: Nacional, 1991.
COMENIUS, Johannis Amos. Didactica Magna. eBooksBrasil, 2001.
CURITIBA. Currículo Básico: “Compromisso permanente para a melhoria da qualidade do ensino na escola pública”. Secretaria Municipal da Educação, 1996.
CHAVES, Jossuele Maria Fagundes; HUNSCHE, Sandra. Atividades experimentais demonstrativas no ensino de Física: panorama a partir de eventos da área. TCC. Universidade Federal do Pampa. Rio Grande do Sul, 2014
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000
FAGUNDES, Carlos Magalhães de. Os novos desafios para a educação especial. São Paulo: Ação Educativa, 2001.
FERREIRA, Valeria Oliveira; BÓ, Adriane dal; AMARAL-ROSA, Marcelo Prado; LIMA, Valderez Marina do Rosário; RAMOS, Maurivan Guntzel. A desvalorização do professor: percepções de professores participantes de um programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Revista Thema, v. 17, n. 1, p. 243-255, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.243-255.1481
FOUREZ, Gérard. Crise no Ensino de Ciências: investigações em ensino de ciências. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, 2003.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; Gonçalves, Fábio Peres. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em Química. Química Nova, v.27, n.2, p.326-331, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422004000200027
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, v. 10, n. 10, p. 43-49, 1999.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100010
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
KONSTANTINOV, Nikolaj Aleksandrovič; MEDYNSKIY, Evgenij Nikolaevič; ŠABAEV, Mariâ Fedorovna. Istoriya pedagogiki. M., 1982.
KONSTANTINOVA, Elena.; ALCANTARA, Marlon Cesar. A influência de recursos visuais na assimilação de conhecimentos nas aulas de física. Multiverso, v.1, n.2, 219-228, 2016.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
RODRIGUES, Cármen Lúcia; AMARAL, Marise Basso. Problematizando o óbvio: ensinar a partir da realidade do aluno. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 19, 1996. Anais… Caxambu, 1996, p. 197.
ROSITO, Berenice Álvares. O ensino de Ciências e a experimentação.Construtivismo e ensino de Ciências. Porto Alegre: Edipucrs, p.195-208, 2008.
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana Maria. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2006.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n.36, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007
SISTO, Fermino Fernandes. Dificuldade de aprendizagem em escrita: um instrumento de avaliação (Adape). Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico, p. 190-213, 2001.
SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça. Dificuldade de aprendizagem da escrita num grupo de crianças do ensino fundamental. Revista de Psicologia da Vetor Editora, v 7, n. 1, p. 59-68, 2006.
THEODORO, Flávia Cristine Medeiros; COSTA, Josenilde Bezerra de Souza; ALMEIDA, Lucia Maria de. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de ciências naturais e biologia. Estação Científica, v. 5, n. 1, p. 127-139, 2015.
VIECHENESKI, Juliana Pinto; LORENZETTI, Leonir; CARLETTO, Maria Regina. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de pesquisa em educação, v. 7, n. 3, p. 853-876, 2012. DOI: https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p3-16
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.