O POTENCIAL DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DA ATMOSFERA TERRESTRE

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1802-1816.id894

Palabras clave:

Contextualização do Conteúdo, Demonstração, Ensino Fundamental

Resumen

O trabalho trata-se de uma experiência vivenciada durante a disciplina de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. A Sequência Didática aplicada aos alunos do 6º ano do ensino fundamental abordou o conteúdo da atmosfera terrestre e apoia-se metodologicamente na proposta feita por Zabala (1998). O objetivo consistiu em verificar o potencial da utilização de recursos didáticos e experimentações para aprendizagem das transformações, nas camadas atmosféricas, associadas aos ciclos dos materiais e ao fluxo de energia na Terra. O desenvolvimento se deu em quatro aulas regulares da disciplina de ciências, onde os recursos utilizados contribuíram de maneira significativa, sendo este fato demonstrado pela constante participação dos alunos através da oralidade contextualizando os assuntos. Pode-se perceber que os discentes têm dificuldades de se expressarem textualmente, o que é refletido através de avaliações formais, por vezes insatisfatórias.

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Biografía del autor/a

Débora de Sena Raposo, UEA

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas (UEA)

Kelly Soares Menezes, UEA

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas (UEA)

Leandro Barreto Dutra, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Citas

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

SENA RAPOSO, Débora de; SOARES MENEZES, Kelly; BARRETO DUTRA, Leandro. O POTENCIAL DA EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DA ATMOSFERA TERRESTRE. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1802–1816, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1802-1816.id894. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/400. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.