GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632

Palabras clave:

Gamificação, Motivação, ARCS, Ensino de Física

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de pós-graduação stricto sensu. Seu objetivo é investigar a qualidade da motivação proporcionada pela gamificação nas aulas de óptica geométrica, um ramo da Física. Com relação aos aspectos metodológicos, foi realizado um estudo de caso com 16 alunos. Para avaliar a motivação, foi utilizada a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais (IMMS), proposta por John Keller no modelo de motivação ARCS (Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação). Os resultados mostraram uma alta porcentagem de concordância nas quatro categorias, revelando que os alunos se mostraram mais autoconfiantes, por perceber que estavam progredindo pelo seu próprio esforço, e se sentiram satisfeitos por concluírem as missões propostas. Isto posto, é possível concluir que a gamificação da sala de aula forneceu evidências empíricas suficientes para atestar que sua implementação motivou os alunos.

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Biografía del autor/a

João Batista da Silva, UECE

Doutorando em Educação (UECE)

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Publicado

2020-04-30

Cómo citar

BATISTA DA SILVA, João. GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 374–390, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/495. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.