INTERDISCIPLINARIDADE, RAZÃO E IMAGINAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS DOCENTES E DISCENTES
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p502-521.id634Palabras clave:
Obstáculos epistemológicos, Interdisciplinaridade, Razão, Imaginação, AfetividadeResumen
O presente artigo relata uma viagem de estudos que teve por objetivo fornecer dados sobre como a interdisciplinaridade, a razão e a imaginação podem colaborar para a superação de obstáculos que se apresentam durante o processo de construção da aprendizagem, considerando a estesia e as relações afetivas como mediadoras desse processo. Decorrente de uma pesquisa-ação, cujos dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, trata-se de uma experiência interdisciplinar efetuada por duas professoras de Artes e Ciências, no Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba - PR, com alunos de uma Escola Municipal de Educação Básica de Florianópolis-SC. A atividade foi elaborada como estratégia de ensino para superar obstáculos epistemológicos detectados pelas professoras em sua prática cotidiana. Concluiu-se que estes fatores contribuem significativamente não só para auxiliar os professores na superação de obstáculos à sua prática docente mas, também, na construção de conhecimentos artísticos e científicos pelos alunos.
Descargas
Métricas
Citas
ARAÚJO, Cecília; CRIBARI, Isabela. Quem tem medo da arte contemporânea? 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bd0thFyWLRg. Acesso em 26 de fev. 2020.
BACHELARD, Gaston. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
BACHELARD, Gaston. Formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996a
BACHELARD , Gaston. Poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes. 1996b
BACHELARD, Gaston. Epistemologia. Lisboa: Edições 70. 2006
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 2016. 3ª ed.
BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis: Vozes, 2004.
COSTA, Regina Calderipe. Construção do conhecimento científico segundo algumas contribuições da epistemologia de Bachelard. In: MORAES, Roque. Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000, p. 69- 101.
DAGOGNET, François. Bachelard. Lisboa: Edições 70. 1965.
DUARTE JR., João Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. São Paulo: Papirus, 2010.
FÁVERO Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro. Bachelard e a negação à pedagogia das aparências: proposições para a construção de uma pedagogia científica. Espacios en Blanco. Revista de Educación. Buenos Aires, núm. 27, jun 2017, p. 273-287.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade na formação de Professores. Ideação (Unioeste). Cascavel, v. 10, n. 1, p. 93-103, 2008.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011, 6ª ed.
FONSECA, Dirce Maria. A pedagogia científica de Bachelard. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 2, n. 34, p. 361-70, mai.- ago. 2008.
GARCIA, Joe. A interdisciplinaridade segundo os PCNs. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v.17, n. 35, p. 363-365, set-dez. 2008.
GOVERNO DO PARANÁ. Museu Oscar Niemeyer. Museu Oscar Niemeyer, Institucional. Disponível em: https://www.museuoscarniemeyer.org.br/institucional/oscar-niemeyer. Acesso em: 26 de fev. de 2020.
JAPIASSU, Hilton. Para Ler Bachelard. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1976.
MEIRA, Mirela. Ordem e desordem: criação e metamorfoses ético-estéticas na formação docente. Paralelo 31. Pelotas, n. 1, p. 47-64. 2013.
MINISTÉRIO DO TURISMO. 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. Disponível em: http://bienaldecuritiba.com.br/2019/sobre/. Acesso em: 26 de fev. de 2020.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ. 2007.
O RAPPA. Pescador de ilusões. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil: 1996. 6’10”.
PESSANHA, José Américo Motta. Bachelard: as asas da imaginação. Em: BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1994.
PIERSON, Alice. NEVES, Marco Antônio. Interdisciplinaridade na formação de professores de ciências: conhecendo obstáculos. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. Belo Horizonte: v. 1, n. 2, p. 120 -131. Maio/Ago. 2001.
SILVA Élcio Oliveira. Restrição e extensão do conhecimento nas disciplinas científicas do ensino médio: nuances de uma “epistemologia de fronteiras”. Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n. 2, p. 51 – 72, mar. 1999.
SOUZA, Ila Maria Silva de. Os fundamentos antropofilosóficos da epistemologia de Gaston Bachelard. 2007. f. Santiago de Compostela: Tese (Doutorado em Filosofia e Antropologia Social) – Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, 2007. Disponível em: https://minerva.usc.es/xmlui/bitstream/handle/10347/2337/9788497508858_content.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 de fev. de 2020.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.