TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE FRAÇÕES E SURDEZ: OLHARES DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Assistivas, Surdez, Formação Inicial de Professores

Resumen

Neste artigo apresentamos uma experiência investigativa com tecnologias assistivas e surdez, aplicada no Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública de Foz do Iguaçu/PR. Com base num Estudo de Caso e na Análise de Conteúdo, realizamos uma revisão bibliográfica sobre educação especial, inclusão escolar, formação inicial de professores e tecnologias assistivas, bem como implementamos uma proposta educativa com os acadêmicos da referida instituição, com o objetivo de trazer olhares desses futuros professores com relação ao uso de algumas tecnologias assistivas no ensino de frações, considerando as particularidades da surdez. Os resultados mostram que houve avanços no processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo e sobre a temática da inclusão escolar na visão dos acadêmicos, e os apontamentos apresentados por eles nas descrições das aulas e a análise dos seus registros escritos permitem dizer que a proposta, a depender da criatividade e planejamento do professor e da consideração que o mesmo faz do contexto em que os alunos, ouvintes e surdos, se encontram inseridos, pode ser inclusiva. E as reflexões acerca dessa prática de ensino nos levam a concluir que houve uma contribuição significativa para a formação inicial dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática.

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Biografía del autor/a

Larissa Leal Scapin, UNIOESTE

Graduação em andamento em Licenciatura em Matemática (UNIOESTE)

Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, UNIOESTE

Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Educação Matemática (UNIOESTE) Docente (UNIOESTE)

Andreia Nakamura Bondezan, UEM

Doutora em Educação (UEM) Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteira (UNIOESTE)

Marcos Lübeck, UNESP

Doutor em Educação Matemática (UNESP/Rio Claro) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIOESTE)

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

LEAL SCAPIN, Larissa; CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS, Vanessa Lucena; NAKAMURA BONDEZAN, Andreia; LÜBECK, Marcos. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE FRAÇÕES E SURDEZ: OLHARES DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 391–410, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/510. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.