UMA AVALIAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA/PA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p411-430.id464

Palabras clave:

Ensino, Avaliação, Formação docente, PPC

Resumen

Este trabalho tem por objetivo trazer apontamentos e resultados de uma pesquisa avaliativa, realizada com os discentes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF), vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará, na cidade de Santarém/PA. Tal pesquisa avaliativa está prevista no Projeto Pedagógico de Curso (PPC), a ocorrer, em média, de três em três anos, de forma a subsidiar reformulações e ajustes necessários, visando a melhorias no curso. Entre 2017 e 2018 foram aplicados questionários nas turmas correntes, de forma a extrair informações pertinentes dos discentes, subsidiando assim a coordenação e o conjunto de professores a discutirem os aspectos pertinentes ao desenvolvimento operacional e aperfeiçoamento das ações relativas à dinâmica do processo formativo, objeto de existência do curso. Os questionários foram aplicados a partir de uma amostra de 56 discentes, de um total de 177 matriculados. Os resultados apresentados mostram informações avaliativas, tanto positivas quanto negativas, em relação ao curso, projetando assim uma análise crítica, visando ao seu aperfeiçoamento e à sua melhoria.

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Biografía del autor/a

José Ricardo e Souza Mafra, UFRN

Doutor em Educação (UFRN) Professor na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Neliane Mota Rabelo, UFOPA

Mestre em Educação (UFOPA)

Cassio André Sousa da Silva, UFPA

Doutor em Engenharia Elétrica (UFPA) Professor na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Lilian Cristiane Almeida dos Santos, USP

Doutora em Ensino de Ciências (USP) Professora na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Citas

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

SOUZA MAFRA, José Ricardo e; MOTA RABELO, Neliane; SOUSA DA SILVA, Cassio André; ALMEIDA DOS SANTOS, Lilian Cristiane. UMA AVALIAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA/PA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 411–430, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p411-430.id464. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/511. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.