PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433Palabras clave:
Formação de professoras, ensino de ciências, anos iniciais do Ensino FundamentalResumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil e as atividades valorizadas pelas professoras que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Mariana-MG. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionários distribuídos a 55 professoras de escolas públicas. A análise dos resultados mostrou que, apesar da grande maioria das professoras possuir curso superior e, portanto, ter frequentado disciplinas metodológicas sobre o ensino de ciências, o curso não influenciou suas práticas. Conclui-se que, embora as professoras não neguem a importância das aulas de Ciências, esse conhecimento não possui o mesmo status das aulas de português e matemática. Para as professoras pesquisadas, atividades experimentais como as realizadas nas aulas de Ciências não se constituem parte do cotidiano de suas práticas pedagógicas, embora não neguem a importância dessa disciplina.
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