TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Teoria Histórico crítica, Processo Formativo

Resumen

No campo da educação há diversas teorias pedagógicas, as quais podem ter um caráter reprodutor ou transformador.  Por exemplo, a teoria Histórico-Crítica, fundamento desse estudo, possui uma natureza emancipadora, portanto se propõe a romper com o modelo reprodutivista e hegemônico das teorias tradicionais. Essa teoria, segundo Demerval Saviani (2013b), possui como aspecto central um viés transformador e surge como um possível caminho para o aperfeiçoamento das práticas educativas no sistema educacional, em especial a Educação Profissional e Tecnológica - EPT, tendo como foco a formação omnilateral dos indivíduos, ou seja, sua capacitação profissional e desenvolvimento de senso crítico quanto à cidadania. Assim, essa pesquisa visa compreender como uma teoria pedagógica de caráter democrático pode contribuir para o processo formativo na EPT, sob a ótica da formação integral. Para constatar isso, utilizamos como método de pesquisa a revisão bibliográfica, observando a prática educativa em três pilares: o pleno desenvolvimento da pessoa, concepção omnilateral; seu preparo para o exercício da cidadania, visão emancipatória; e sua qualificação para o trabalho, que vislumbra a atividade profissional como princípio educativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Paulo de Sá Filho

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano)

Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Lima

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFGoiano)

Léia Adriana da Silva Santiago

Pós doutora em Educação pela (UAB/Barcelona). Professora EBTT (IFGoiano)

Marco Antônio de Carvalho

Pós-doutor en el currículo y la formación profesional agrícola (UAB/Barcelona). Professor Titular (IFGoiano)

Citas

ARROYO, M. G. Imagens quebradas. Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

ARROYO, M. G. Escola, Cidadania e Participação no Campo. Disponível em:< http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1400> Acesso em 11 jul. 2018.

BERTRAND, Y. Teorias contemporâneas da educação. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/1996. Brasília: Senado Federal, 1996.

BRASIL. Decreto nº 5.154. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências, 2004.

CHARLOT, B. Da relação como o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Estudos Pedagógicos, 97, 534-551, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educação & Sociedade, 28, 1129-1152, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300023

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. Trabalho, Educação e Saúde. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462003000100005&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em 11 jul. 2018.

GADOTTI, M. Gestão Democrática com Participação Popular: no planejamento e na organização da educação nacional. Disponível em http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/artigogadotti_final.pdf> Acesso em 11 jul. 2018.

GASPARIN, J.L; PETENUCCI, M. C. Pedagogia histórico-crítica: da teoria a prática no contexto escolar. Campinas: Autores Associados, 2013.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2015.

IANNI, Octavio. O cidadão do mundo. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. Campinas: Autores Associados, HISTEDER, 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectiva de integração. Revista Holos, 2, 1-27, 2007. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2007.11

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação, 12, 137-181, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100011

OLIVEIRA, S. L. Tratado de Metodologia Científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

PADILHA, P. R. Educar em Todos os Cantos: reflexões e canções por uma educação intertranscultural. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.

PARRA FILHO, D.; SANTOS, J. A. Metodologia Científica. São Paulo: Futura, 1998.

PINSKY, C. B.; PINSKY, J. (org). História da cidadania. São Paulo: Contexto,2003.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. São Paulo: Cortez, 2005.

RODRIGUES, J. A educação politécnica. Campinas: Autores Associados, 1998.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, 12, 52-180, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, D. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a13.pdf> Acesso em 11 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000200013

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2013a.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores associados, 2013b.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

SÁ FILHO, Paulo de; GONÇALVES MENDES LIMA, Cláudia Caetano; SILVA SANTIAGO, Léia Adriana da; ANTÔNIO DE CARVALHO, Marco. TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 768–780, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/591. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.