ESCRITA DE SINAIS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO DE SURDOS EM L1

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p140-157.id162

Palabras clave:

Escrita de Sinais, Ensino de Surdos, Aquisição, Letramento

Resumen

Este artigo apresenta dados de uma investigação sobre a aprendizagem da Escrita de Sinais por surdos como proposta de letramento como L1. A pesquisa foi necessária pois muitos surdos, embora tenham contato com Língua de Sinais, ainda passam pelo processo de alfabetização em língua portuguesa, mas, os surdos precisam da escrita da Libras como L1 para ter uma aprendizagem significativa. A pesquisa apresentou caráter exploratório de natureza qualitativa, seu delineamento se constituiu em um estudo de caso com uma adolescente surda e a análise empregada foi a microgenética. Os dados obtidos apontam que é necessário que o surdo aproprie-se da escrita de sua Língua, pois assim produzirá sentidos para sua aprendizagem, que a participante conseguiu alcançar o objetivo de visualizar de maneira significativa a relação da sinalização com a escrita de sinais. Assim, os dados indicaram que a escrita de sinais pode contribuir para a aquisição da escrita por adolescentes surdos que se encontram em distorção idade/série.

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Biografía del autor/a

Marleide Francisco de Lima , UFPB

Graduada em Letras Libras (UFPB) Professora do Ensino Fundamental (EMEIF Idalina Rosa)

Edneia de Oliveira Alves , UFPB

Doutorado em Psicologia Social (UFPB) Professora de Libras (UFPB)

Marianne Rossi Stumpf , UFRGS

Doutorado em Informática na Educação (UFRGS) Professora associada (UFSC)

Citas

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Publicado

2018-06-26

Cómo citar

FRANCISCO DE LIMA , Marleide; OLIVEIRA ALVES , Edneia de; ROSSI STUMPF , Marianne. ESCRITA DE SINAIS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO DE SURDOS EM L1. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 1, p. 140–157, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p140-157.id162. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/605. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías