O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Fernanda Luzia de Almeida Miranda IFMT
  • José Cláudio Del Pino UFRGS

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p295-315.id130

Palabras clave:

Igualdade, Educação inclusiva, Diferença, Formação continuada colaborativa, Ensino Médio Integrado

Resumen

O presente artigo contempla uma reflexão sobre as perspectivas de efetivação de uma educação inclusiva no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), decorrentes sobretudo das práticas individuais auxiliares na tomada de determinadas decisões docentes diante do imperativo legal da inclusão. O trabalho tem por objetivo tecer uma análise de discursos de alguns docentes do EMI sobre a importância da socialização dessas experiências para se pensar em práticas coletivas, instigando uma formação continuada colaborativa com foco na educação inclusiva. A abordagem é qualitativa e na análise do corpus foi utilizado o procedimento metodológico da Análise de Discurso Francesa. Identificaram-se como principais resultados a necessidade de se revisar conceitos como os de diferença, igualdade e inclusão escolar, o percurso para a efetivação de práticas inclusivas, bem como de um maior envolvimento da gestão e da equipe multiprofissional para a elaboração e execução de políticas de formação continuada colaborativa.

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Biografía del autor/a

Fernanda Luzia de Almeida Miranda , IFMT

Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari(Univates) Técnica em Assuntos Educacionais (IFMT)

José Cláudio Del Pino , UFRGS

Doutor em Engenharia de Biomassas (UFRGS) Docente no Mestrado em Ensino na Universidade do Vale do Taquari (Univates).

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Publicado

2018-06-26

Cómo citar

LUZIA DE ALMEIDA MIRANDA , Fernanda; PINO , José Cláudio Del. O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 1, p. 295–315, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p295-315.id130. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/616. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.