O DESAFIO DE TRANSFORMAR EXPERIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM PRÁTICAS COLETIVAS: PERSPECTIVAS PARA A EFETIVA INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p295-315.id130Palabras clave:
Igualdade, Educação inclusiva, Diferença, Formação continuada colaborativa, Ensino Médio IntegradoResumen
O presente artigo contempla uma reflexão sobre as perspectivas de efetivação de uma educação inclusiva no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), decorrentes sobretudo das práticas individuais auxiliares na tomada de determinadas decisões docentes diante do imperativo legal da inclusão. O trabalho tem por objetivo tecer uma análise de discursos de alguns docentes do EMI sobre a importância da socialização dessas experiências para se pensar em práticas coletivas, instigando uma formação continuada colaborativa com foco na educação inclusiva. A abordagem é qualitativa e na análise do corpus foi utilizado o procedimento metodológico da Análise de Discurso Francesa. Identificaram-se como principais resultados a necessidade de se revisar conceitos como os de diferença, igualdade e inclusão escolar, o percurso para a efetivação de práticas inclusivas, bem como de um maior envolvimento da gestão e da equipe multiprofissional para a elaboração e execução de políticas de formação continuada colaborativa.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, V. M. M. Dificuldades Escolares e o Desenvolvimento da Criança. Revista Interação da Faculdade de Educação da UFG. n. 1-2, p. 61-66, jan./dez. 2012.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à Análise do Discurso. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 set. 2016.
FÁVERO, E A. G. Alunos com deficiência e seu direito à educação: trata-se de uma educação especial? In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). Os desafios das diferenças nas escolas. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FIGUEIREDO, R V. A formação de professores para a inclusão de alunos no espaço pedagógico da diversidade. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). Os desafios das diferenças nas escolas. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
JUNG, J.M. Inclusão: eis a questão! Uma abordagem sobre currículo e diversidade. Disponível em: Acesso em: 30 jul. 2012.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, M. T. E. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: ARANTES, V. A. (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 5. ed. São Paulo: Summus, 2006. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v31i2.1253
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre a inclusão no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a02v1133.pdf>. Acesso em: 06 set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000300002
MENDES, E. G. Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha. In: ARANTES, V. A. (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 5. ed. São Paulo: Summus, 2006.
MINAYO, C. S. (org.) et. al. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.
PANUTTI, M. R. V. Agentes de inclusão na escola: possibilidades. CAMPOS, H. R. et.al. (orgs.) Inclusão: reflexões e possibilidades. Edições Loyola: São Paulo, 2010. p.99-138.
PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, Valéria A. (org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 5. ed. São Paulo: Summus, 2006. p.31-73.
RODRIGUES, D. Dez ideias (mal)feitas sobre a educação inclusiva. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 299-317.
SANTOS, B.S. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SANTOS, T. P.; REIS, M. B. F. Educação especial: da segregação à inclusão? In: IV Semana de Integração: XIII Semana de Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio de Pesquisa e Extensão, 2015, Inhumas. Anais... São Paulo: UEG, 2015, p. 113-119. Disponível em: <http://anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/viewFile/5008/284> Acesso em: 10 set. 2016.
SKLIAR, C. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. p. 16-34.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.