POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DA ESCOLA: ENTRE O REAL E O IDEAL

Autores/as

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.51

Palabras clave:

Políticas públicas em educação, Reforma educacional, Educação Crítica

Resumen

Este artigo discute a repercussão das políticas educacionais brasileiras nesta segunda década do século XXI. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado em autores que discutem a precarização da educação no Brasil pela adoção de políticas públicas que mantém a relação de poder e domínio entre classes sociais e em reflexões sobre a função da escola para a sociedade contemporânea. Sob a luz da teoria histórico-cultural e das pedagogias sociocríticas defende-se o movimento contra-hegemônico dos profissionais da educação aos modelos institucionais vigentes.

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Biografía del autor/a

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Escola Técnica Estadual de Rondonópolis/MT (ETERoo)

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Publicado

2017-07-08

Cómo citar

AOYAMA BARBOSA SOUZA , Leila Cristina. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O PAPEL DA ESCOLA: ENTRE O REAL E O IDEAL. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 1, p. 112–120, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.51. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/648. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.

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