Métodos históricos para determinar la ecuación de la Orthotome a la Parábola
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24011.id893Palabras clave:
Parábola, Equação, História da Matemática, EnsinoResumen
Neste artigo se destaca o desenvolvimento histórico e epistemológico dos métodos para determinar a equação de uma cônica específica, desde Menêcmo com a Orthotome até as contribuições de Apolônio com a Parábola. O texto revela um movimento sequencial histórico, utilizando a História da Matemática para enriquecer o ensino da parábola, explorando métodos diversos para determinar sua equação, culminando na expressão reduzida, isto a partir de uma pesquisa bibliografia em fontes primarias, secundarias e terciarias. Embora não foque nas potencialidades das tecnologias digitais, destaca-se o papel do GeoGebra na realização precisa de figuras e na compreensão de correlações geométricas e algébricas durante a investigação histórica. Consideramos que este tipo de investigação histórica e de importância conceitual para os professores e de importância didática sobre o desenvolvimento, apropriação e representação histórica não apenas dessa cônica, mas também de outras curvas, no âmbito científico e disciplinar da matemática e no seu ensino.
Descargas
Métricas
Citas
BORDALLO, Mirella. As Cônicas na matemática escolar brasileira: história, presente e futuro. 2011. 71f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011
BORGES, Thays de Souza. Geometria analítica nos livros didáticos: uma análise do modelo epistemológicos dominante para o ensino de cônicas no ensino médio. 2023. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2023.
CASTILLO, Luis Andrés; SÁNCHEZ, Ivonne C. A Proposição XXXIV do Livro I dos Elementos de Oliver Byrne no GeoGebra. PARADIGMA, v. 45, n. 1, e2024016, 2024. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1529. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024016.id1529
CoÊlho, Iara Martins; Teixeira, Lucas Santos; Castillo, Luis Andrés; Sánchez, Ivonne C.
História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio. Journal of Education Science and Health, v. 3, n. 1, p. 01-12, 2023. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.178 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.178
FOSSA, Jhon A. Recursos pedagógicos para o ensino da matemática a partir das obras de dois matemáticos da Antigüidade. In: Mendes, Iran Abreu; FOSSA, John; NÁPOLES VALDÉS, Juan E. (org.). A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. p. 79–136.
EECKE, Paul Ver. Les coniques d'apollonius de perge. 1963. 724 p.
ESTRADA, Maria; SÁ, Carlos; QUEIRÓ, João; SILVA, Maria do Céu; COSTA, Maria. História da Matemática. Universidade Aberta, 2000, 611p
LIMA, Elon. Geometria analítica e álgebra linear. 2 ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-0855-6
MENDES, Iran Abreu. A investigação Histórica como Agente de Cognição Matemática na sala de aula. In: Mendes, Iran Abreu; FOSSA, John; NÁPOLES VALDÉS, Juan E. (org.). A História como um Agente de Cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006. p. 79–136.
LOPES, Juracélio Ferreira. Cônicas e aplicações. 2011. 184f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática Universitária) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
MENDES, Iran Abreu. Usos da história no ensino de matemática: reflexões e experiências. 3. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022, 316p.
MONTEIRO, Rubens Marinho. Resgate do Teorema de Dandelin no estudo de cônicas com o GeoGebra. 2014. 57f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas, Vitória, 2014.
SÁNCHEZ, Ivonne C.; CASTILLO, Luis Andrés. Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 9, n. 26, p. 214–226, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8030
SÁNCHEZ, Ivonne C.; MENDES, Iran Abreu; CASTILLO, Luis Andrés. Atividades históricas com GeoGebra para explorar a representação geométrica do cone. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23117, 2023.
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866. DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.16866
SIQUEIRA, Carlos Alberto Fernandes de. Um estudo didático das cônicas: quadros, registros e pontos de vista. 2016. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
SIQUEIRA, Carlos Alberto Fernandes de; SILVA, Maria José Ferreira da. Um estudo da parábola: quadros, registros de representação semiótica e pontos de vista. REVEMAT, Santa Catarina, V. 14, n. 2, p. 1-18, 2019 DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e56678
SILVA FILHO, Luiz Efigênio da. Cônicas: apreciando uma obra-prima da matemática. 2015. 141f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
SMITH, James. Las Bellezas Geométricas atrás de las Fórmulas Feas, 2013. Disponivel em: www.aprendematematicas.org.mx
STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Geometria Analítica, 1. ed. Makron Books, 1987.
TEIXEIRA, Lucas Santos; CoÊlho, Iara Martins; Castillo, Luis Andrés; Sánchez, Ivonne C. Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 9, n. 2, e2002, 2023. https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467
URBANEJA, Pedro Miguel. El domínio de las secciones cónicas Apolônio. RBA: Espanha, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.