O USO DO SOFTWARE PACKET TRACER NA POTENCIAÇÃO DO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22069.id1571

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Software, Capacitação Organizacional, Tecnologias

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever os resultados da exploração de atividades práticas, realizadas em um espaço não formal, com um grupo de seis profissionais da área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O estudo, que é parte da pesquisa de mestrado do primeiro autor, foi desenvolvido em uma empresa de bebidas, com o intuito de explorar a potencialidade do software Packet Tracer. A pesquisa é do tipo qualitativa, com aproximações de estudo do caso. Os profissionais foram investigados quanto aos seus conhecimentos prévios, receberam informações para sanar lacunas acerca da temática e, por fim, foram desafiados a construir e a simular uma rede de computadores. Os resultados apontam que o software potencializou a exploração e a demonstração de conceitos teóricos de Redes de Computadores, permitiu aplicar atividades práticas e desafios reais para a capacitação de profissionais numa organização, bem como mostrou avanços e evoluções obtidos com o uso do software.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Petter

Mestrado em Ensino de Ciências Exatas Coordenador de Operações de Tecnologia da Informação

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, UNIVATES

Doutora em Informática na Educação Professora da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) Docente do curso de Mestrado e de Doutorado em Ensino de Ciências Exatas

Referências

CABARKAPA, Danijel. Application of Cisco Packet Tracer 6.2 in teaching of advanced computer networks. Information Technology and Development of Education – ITRO, 2015.

MARQUES DA SILVA, Antonio Eduardo. Redes de computadores: teoria e prática. Editora Senac São Paulo, 2021.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal: Direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavírus. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 7, p. 9-20, 2020.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.14, n.50, jan./mar. 2006, p. 27-38. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Em Extensão, Uberlândia, v. 7, 2008, p. 55-56. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390. Acesso: 13 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REE-v7n12008-20390

LOURO, Viviane. Educação musical e deficiência: quebrando os preconceitos. Site da autora. 2013a. Disponível em: https://projeto-bandas.webnode.com/_files/200002729-344a03547d/educacao_musical_e_deficiencia_quebrando_os_preconceitos.pdf. Acesso em 13 abr. 2022, v. 12, p. 12, 2018.

MENDES, Douglas Rocha. Redes de computadores: teoria e prática. Novatec Editora, 2020.

MOULIN, Adenir Pereira de Araujo; CARVALHO, Gilda e BRIÃO, Gabriela Felix. A utilização do software Geogebra no processo de aprendizagem da matemática. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1587. Acesso em: 13 abr. 2022.

PUERTA, Adriana Aparecida; AMARAL, Roniberto Morato. Comparação da educação presencial com a educação à distância através de uma pesquisa aplicada. XV Seminário Nacional de Biblioteca Universitárias. São Paulo, 2008.

RABELO, Francy Sousa; LIMA, Maria Socorro Lucena. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021.

TANENBAUM, Andrew. Redes de Computadores. 5ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

TAQUETTE, Stella; BORGES, Luciana. Pesquisa qualitativa para todos. Editora Vozes, 2021.

TOLENTINO, João Tiago Coimbra e SILVA, Fernando Selleri. Tendências no ensino de matemática: o uso do software Geogebra como mediador do ensino por meio do smartphone. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/3133. Acesso em: 13 abr. 2022.

VILELA, Rosana Brandão; RIBEIRO, Adenize; BATISTA, Nildo Alves. Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo. Millenium-Journal of Education, Technologies, and Health, n. 11, p. 29-36, 2020.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

PETTER, Rodrigo; HEPP REHFELDT, Márcia Jussara. O USO DO SOFTWARE PACKET TRACER NA POTENCIAÇÃO DO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22069, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22069.id1571. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/208. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias