A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDAR O SOLO
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22073.id1656Palavras-chave:
Educação em solos, Ensino, Geografia escolar, Oficinas pedagógicasResumo
Ao realizar investigações sobre práticas de ensino na educação básica, conclui-se que mudanças são necessárias, tendo em vista a metodologia que não corresponde à realidade que os alunos anseiam. Muitas das vezes os alunos relatam que as aulas são maçantes e desinteressantes. Exige-se do professor uma didática envolvente que incentive a participação. Diante disso, nesta pesquisa, apresentaremos recursos dinâmicos no ensino de Geografia, para os conteúdos paisagem e solos, em virtude do relato de professores sobre a frequente dispersão e desinteresse dos alunos em aulas dessa temática. À vista disso, propomos situações de aprendizagem por meio de oficinas pedagógicas, objetivando incentivar o pensamento espacial e raciocínio geográfico, mobilizando conhecimentos para uma leitura/interpretação mais ampla e crítica da “paisagem” associando-o à importância do “solo” para reconhecimento de atitudes sustentáveis no meio ambiente, num percurso metodológico a partir de etapas definidas como diagnóstico, planejamento, intervenção e avaliação da aprendizagem. Como resultado, observou-se que o uso de oficinas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, despertou um maior interesse e colaboração entre os envolvidos, e, demonstrou-se como uma prática de ensino influente para o aperfeiçoamento didático, oportunizando situações de aprendizagens envolventes, gerando espaços de diálogos, troca de experiências e a construção de conhecimentos.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, Mariana Zerbone Alves de. Geografia na prática pedagógica: A paisagem como ponto de partida. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 10, n. 1, pags. 30-40, jan/jun. 2014. https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.10139. DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2014.10139
BECKER, Elsbeth Léia Spode. Solo e Ensino. VIDYA, v. 25, n. 2, p.73-80, jul/dez, 2005 – Santa Maria, 2007.
CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos CEDES. 2005, v. 25, n. 66, pp. 227-247. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006. Acesso em: 01 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006
CAMARGO. Otávio Antônio de. Estado mínimo (...e minguado) e sustentabilidade. In: Desenvolvimento sustentável: um desafio para a ciência. Boletim Informativo Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Viçosa MG, p 1516. 1998.
CARVALHO, Anôr Fiorini de; HONÓRIO, Letícia de Melo; ALMEIDA, Marcelo Rodrigues de; SANTOS, Paulo César dos; QUIRINO, Pedro Eugênio. Cores da Terra. Fazendo tinta com terra. Viçosa: UFV, 2007. 14 p.
CAPECHE, Cláudio Lucas. Educação ambiental tendo o solo como material didático: pintura com tinta de solo e colagem de solo sobre superfícies. EMBRAPA: Rio de Janeiro, 2010.
FARINA, Bárbara Cristina; GUADAGNIN, Fábio. Atividades práticas como elementos de motivação para a aprendizagem em geografia ou aprendendo na prática. In: REGO, Nelson de. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia: praticas pedagógicas para o ensino médio. p. 11-148. Porto Alegre, 2007.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.
GONÇALVES, Thamyres Sabrina; LOPES, Ludmilla Oliva Malveira; DURÃES, Iana Tayná Belém. Pedologia na Escola: A abordagem do solo no Ensino Fundamental de Geografia. 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/pedologia-na-escola-a-abordagem-do-solo-no-ensino-fundamental-de-geografia-1. Acesso em: 01 mar. 2019.
HAMMES, Valéria Sucena. Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Construção da proposta Pedagógica. Vol. 1. Brasília: EMBRAPA, 2012.
HATUM, Isabela Saldella; ZECCHINI, Marcus Vinicius; FUSHIMI, Melina; NUNES, João Osvaldo Rodrigues. Trilhando pelos Solos - aprendizagem e conservação do solo. 2008. Disponível em: https://www.unesp.br/prograd/ENNEP/Trabalhos%20em%20pdf%20-%20Encontro%20de%20Ensino/T2.pdf. Acesso em: 03 abr. 2019.
LEPSCH, Igo Fernando. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
LEPSCH, Igo Fernando. 19 lições de pedologia. São Paulo: Oficina de textos. 2011.
LIMA, Valmiqui Costa; MELO, Vander de Freitas. Perfil do solo e seus horizontes. In: LIMA, Valmiqui Costa; LIMA, Marcelo Ricardo de; MELO, Vander de Freitas. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Universidade Federal do Paraná. Curitiba: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, p. 11-16, 2007.
MOURÃO, Renata Fernandes, MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. A criatividade do professor: a relação entre o sentido subjetivo da criatividade e a pedagogia de projetos. Psicologia Escolar e Educacional, 10(2), p. 263-272, 2006. https://doi.org/10.1590/S1413-85572006000200009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572006000200009
PADILHA, Heloísa. A representação do espaço através do desenho. In: AMORIM, Marília (Org.). Psicologia escolar. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1990.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Feedback em Ambiente Virtual. In: LEFFA, Vilson Jose. (Org.) Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003.
PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, maio/ago. 2009.
QUOOS, João Henrique. Monte o seu modelo de perfil de solo. Disponível em: http://www.colegiovsjose.com.br/files/006/online/arquivos/solo-3ab-s34.pdf. Acesso em: 2 abr. 2019.
PEREIRA, Tássia Farencena; GARCIA, Medianeira dos Santos; SCALAMATO, Angelita Tomazetti; SOUZA, Bernardo Sayão Penna e. Ciência Geográfica: A Percepção na Geomorfologia. In: XI SINAGEO - SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, 2016, Maringá. Anais... Maringá, 2016. v. 1. p. 1-6. Disponível em: http://www.sinageo.org.br/2016/trabalhos/5/5-417-1736.html. Acesso em: 10 jan 2019.
STEFANELLO, Ana Clarissa. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
VIEIRA, Joaquim Pinto. O Desenho e o projecto são o mesmo? Outros textos de desenho. Porto: FAUP publicações, 1995.
VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Léa. Oficinas de ensino. O que? Por quê? Como? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
ZEFERINO, Angélica Maria Bicudo; DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana. Feedback como estratégia de aprendizado no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, n. 31, v. 2, p. 176-9, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022007000200009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.