A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO E A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22074.id1664Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Projetos, Cidadania, BNCCResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta o ensino em todas as etapas da educação básica e utiliza a ideia de cidadania como estruturante de sua proposta por meio do conceito de competências. O objetivo do artigo foi analisar como a demanda de construção da cidadania nas escolas é apresentada nos documentos oficiais que embasam o currículo do ensino básico brasileiro e propor uma metodologia para sua realização utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O artigo foi dividido em três partes: 1) análise dos documentos que orientam a educação básica, buscando identificar propostas referentes à formação cidadã; 2) revisão da bibliografia sobre a ABP; e 3) proposição de metodologia para utilização da ABP no desenvolvimento da formação cidadã. Observou-se que a ABP pode ser adequada para trabalhar a cidadania em sala de aula e espera-se que a sequência didática possa auxiliar os professores a trabalhar este tema.
Downloads
Métricas
Referências
BENDER, Willian. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Rio Grande do Sul: Penso Editora, 2014.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 05 jan. 2022.
ECHEVERRÍA, Maria del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, Juan Ignacio (org.). A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FERREIRA, Gabriela Nunes; FERNANDES, Maria Fernanda Lombardi. Cidadão e cidadania. In: GIOVANNI, Geraldo Di; NOGUEIRA, Marco Aurélio (org.). Dicionário de Políticas Públicas. Vol. 2. São Paulo: Fundap – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2013. p. 70.
MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. 6a. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2006.
PBLWORKS. [Site institucional]. Disponível em: https://www.pblworks.org/. Acesso em: 10 mar. 2022.
TOYOHARA, Doroti Quiomi Kanashiro; SENA, Galeno José; ARAÚJO, Almério Melquíades; AKAMATSU, Jânio Itiro. Aprendizagem Baseada em Projetos uma nova estratégia de ensino para o desenvolvimento de projetos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PBL2010, 1., 2010, São Paulo. Resumos e trabalhos completos... São Paulo: USP; PAN PBL, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.