NARRATIVAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR RECÉM-FORMADO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e032.id1037

Palavras-chave:

Narrativa, Professor, Leitor, Experiência

Resumo

O presente texto apresenta um ensaio sobre a formação leitora de um professor recém-formado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O estudo parte da inquietação dos pesquisadores em saber como foram as experiências leitoras de professores recém-formados e quais são suas percepções acerca da docência. Assim, tomamos como objeto a narrativa de um professor para representar esse ato tão especial que é a imersão em práticas letradas. Adota-se nesta pesquisa o estudo de caso e o procedimento entrevista, transcrição e análise de dados. Para isso, amparamos no pressuposto do interacionismo discursivo da perspectiva de Bakhtin (2011) e de outros autores. Para chegar ao objetivo principal, analisa-se os dados coletados a partir de três perguntas: Por que você escolheu ser professor? Como foram suas experiências com a leitura ao longo da vida? Que importância teve a leitura na sua vida? Os resultados apontam para uma reflexão sobre o fato de que a docência foi uma escolha pessoal do participante e que a leitura permitiu a este que vivenciasse um trajeto brilhante e promissor em seus estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, UFMS

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS) Professor na Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC-TO) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFT)

Poliana Alves de Oliveira, UFSM

Especialista em Gestão Educacional (UFSM) Secretária escolar na Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC-TO)

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo. O que é um estudo de caso qualitativo em Educação? Salvador: Revista da FAERRA, v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40.753

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira. Concepção de leitura e de leitor de monitores do programa de apoio ao discente iniciante na universidade. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 19, n. 63, p. 1729-1749, out./dez. 2019. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO08 DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO08

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselho Nacional de Saúde, Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1996/res0196_10_10_1996.html Acesso em: 12 de fev. 2021.

FERRAREZI JUNIOR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

GERALDI, João Wanderley. Leitura: uma oferta de contrapalavras. Curitiba: Educar em revista. v. 18, n. 20, p. 77-85, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.265 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.265

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

HAGE, Salomão. Classes multisseriadas: desafios da educação rural no Estado do Pará, Região Amazônica. Belém, PA: Geperuaz 2003.

HAGE, Salomão; BARROS, Oscar. Currículo e Educação do Campo na Amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Espaço do Currículo, v.3, n.1, p.348-362, 2010.

LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 5ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MENEGASSI, Renilson José; DUQUE, Marli Aparecida Pedro. Leitura e escrita no ensino médio em uma instituição pública federal. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maringá: PR, 2013.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Linguagem, interação e formação do professor. Brasília: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 75, n. 179, p. 301- 371, 1994. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.75i179-80-81.1166 DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.75i179-80-81.1166

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

SUASSUNA, Lívia. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. V. 26, n. 1 Florianópolis: Perspectiva, v. 26, n. 1, p. 341-377, 2008. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p341 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p341

STAKE, Robert. The art of case study research. London: SAGE Publications, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, Ricardo; ALVES DE OLIVEIRA, Poliana. NARRATIVAS DE LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR RECÉM-FORMADO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e032, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e032.id1037. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/318. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias