DESENVOLVIMENTO DE LIVROS-JOGO UTILIZANDO O SOFTWARE TWINE NOS CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESCOLARES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e039.id1143

Palavras-chave:

Livro-jogo, Narrativa, Material Didático, Software Twine

Resumo

Diante da perspectiva do desenvolvimento de narrativas em materiais didáticos digitais a partir de livros-jogo voltados para o contexto educacional, o objetivo é descrever como as narrativas desenvolvidas por estudantes do Ensino Superior ao construir livros-jogo utilizando o software Twine evidenciam a forma como pensam o ensino e a aprendizagem de conteúdos escolares. A pesquisa é qualitativa pautada em Estudo de Caso. São analisados 3 livros-jogo desenvolvidos por estudantes de Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). A coleta de dados ocorre a partir de dois instrumentos: roteiro de elaboração e livro-jogo finalizado. A análise de dados ocorre por meio de triangulação metodológica pela comparação das informações obtidas nos dois instrumentos, acrescidos do referencial teórico, amparada pela Análise Textual Discursiva. Constata-se que em todas as estruturas narrativas, os conteúdos escolares não foram apresentados de forma expositiva; as narrativas não-lineares geraram atividades próximas de uma proposta construcionista de ensino.

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Biografia do Autor

Luciana de Lima, UFC

Doutorado em Educação (UFC) Professora Adjunta IV DE do Instituto Universidade Virtual (UFC) Docente de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e da Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE)

Leonardo Damacena Aquino

Graduação em Sistemas e Mídias Digitais

Danielle Gonzaga da Silva

Graduação em Pedagogia

Robson Carlos Loureiro, UFC

Doutor em Educação (UFC) Professor Associado II DE Instituto Universidade Virtual (UFC) Docente de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

LIMA, Luciana de; DAMACENA AQUINO, Leonardo; GONZAGA DA SILVA, Danielle; LOUREIRO, Robson Carlos. DESENVOLVIMENTO DE LIVROS-JOGO UTILIZANDO O SOFTWARE TWINE NOS CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESCOLARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e039, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e039.id1143. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/325. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias