MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE): UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE O DISCURSO DOCENTE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p723-742.id625Palavras-chave:
Marcadores discursivos, Estudo reflexivo, Língua estrangeiraResumo
Este artigo é um estudo reflexivo de ensino que investiga o uso de marcadores discursivos (MDs) em uma sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) com falantes não nativos. É um estudo qualitativo e quantitativo que se concentra no discurso do professor, analisando as ocorrências e frequências no uso de MDs durante a interação nas aulas. O corpus foi extraído de gravações realizadas durante quatro aulas, e documentada através de transcrições. Com itens selecionados e categorizados em um inventário, foi possível explicar as principais funções dos marcadores utilizados. Com o auxílio do software AntConc©, pode-se visualizar como as palavras e frases de interesse apareceram no corpus, além de suas frequências. A análise revela uma conscientização pragmática e o uso, ainda que com certas restrições, dos MDs na construção e organização da interação em sala de aula pelo professor, o que contribui para a coerência do seu discurso.
Downloads
Métricas
Referências
BRINTON, Laurel. Pragmatic Markers in English: Grammaticalization and Discourse Functions. Berlin; New York: Mouton de Gruyter. 1996.
CRIBLE, Ludivine. Discourse Markers and (Dis)fluency: Forms and functions across languages and registers. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company. 2018.
FRASER, Bruce. An Approach to Discourse Markers. Journal of Pragmatics. North Holland: Elsevier Ltd. v.14, pp. 383-395. 1990. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/037821669090096V. Acesso em: 20 set 2019.
FRASER, Bruce. Types of English Discourse Markers. Acta Linguistica Hungarica. Hungary. v. 38 (1-4), pp. 19-33. 1988. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44362602?seq=1. Acesso em: 01 set. 2018.
FRASER, Bruce. What are discourse markers? Journal of Pragmatics. Boston, USA. v. 31, pp. 931-952. 1999. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378216698001015. Acesso em: 01 jun. 2018.
FRASER, Bruce. An Account of Discourse Markers. International Review of Pragmatics. Boston, USA. v.1, pp. 293–320. 2009. Disponível em: https://brill.com/view/journals/irp/1/2/article-p293_3.xml?language=em. Acesso em: 15 set. 2019.
KRAMSCH, Claire. From language proficiency to interactional competence. The Modern Language Journal. Chichester, United Kingdom. v. 70, pp. 366-372. 1986. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1540-4781.1986.tb05291.x. Acesso em: 20 set. 2019.
HILLIARD, Amanda. Spoken Grammar and Its Role in the English Language Classroom. English Teaching Forum. USA. v. 52, nº 4, pp. 2-13. 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1050242. Acesso em: 20 set. 2019.
LEVINSON, Steven. Pragmatics. Cambridge: University Press. 2007.
NIKULA, Tarja. Teacher talk reflecting pragmatic awareness: A look at EFL and content-based classroom settings. International Pragmatics Association. Budapest, Hungary. v. 12:4, pp. 447-467. 2002. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/prag.12.4.03nik. Acesso em: 01 jun. 2018.
SCHIFFRIN, Deborah. Discourse markers. Cambridge: University Press. 1987.
SCHUBERT, Bianca. A autenticidade do material didático para o ensino de inglês como língua estrangeira. Linguagens e diálogos, v.1, n.2, pp.18-33. 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/2796153-A-autenticidade-do-material-didatico-para-o-ensino-de-ingles-com-lingua-estrangeira.html. Acesso em: 22 abr. 2020.
SIMÕES, Luciana. Autenticidade e a abordagem comunicativa: reflexões sobre a sala de aula de língua inglesa. 2004. 134 p. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina-PR. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098034. Acesso em: 22 abr. 2020.
WALSH, Steve. Investigating Classroom Discourse. New York: Routledge. 2006
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.