MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE): UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE O DISCURSO DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p723-742.id625

Palavras-chave:

Marcadores discursivos, Estudo reflexivo, Língua estrangeira

Resumo

Este artigo é um estudo reflexivo de ensino que investiga o uso de marcadores discursivos (MDs) em uma sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) com falantes não nativos. É um estudo qualitativo e quantitativo que se concentra no discurso do professor, analisando as ocorrências e frequências no uso de MDs durante a interação nas aulas. O corpus foi extraído de gravações realizadas durante quatro aulas, e documentada através de transcrições. Com itens selecionados e categorizados em um inventário, foi possível explicar as principais funções dos marcadores utilizados. Com o auxílio do software AntConc©, pode-se visualizar como as palavras e frases de interesse apareceram no corpus, além de suas frequências. A análise revela uma conscientização pragmática e o uso, ainda que com certas restrições, dos MDs na construção e organização da interação em sala de aula pelo professor, o que contribui para a coerência do seu discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alan Tocantins Fernandes, UNEMAT

Doutorando em Linguística (UNEMAT)

Referências

BRINTON, Laurel. Pragmatic Markers in English: Grammaticalization and Discourse Functions. Berlin; New York: Mouton de Gruyter. 1996.

CRIBLE, Ludivine. Discourse Markers and (Dis)fluency: Forms and functions across languages and registers. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company. 2018.

FRASER, Bruce. An Approach to Discourse Markers. Journal of Pragmatics. North Holland: Elsevier Ltd. v.14, pp. 383-395. 1990. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/037821669090096V. Acesso em: 20 set 2019.

FRASER, Bruce. Types of English Discourse Markers. Acta Linguistica Hungarica. Hungary. v. 38 (1-4), pp. 19-33. 1988. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44362602?seq=1. Acesso em: 01 set. 2018.

FRASER, Bruce. What are discourse markers? Journal of Pragmatics. Boston, USA. v. 31, pp. 931-952. 1999. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378216698001015. Acesso em: 01 jun. 2018.

FRASER, Bruce. An Account of Discourse Markers. International Review of Pragmatics. Boston, USA. v.1, pp. 293–320. 2009. Disponível em: https://brill.com/view/journals/irp/1/2/article-p293_3.xml?language=em. Acesso em: 15 set. 2019.

KRAMSCH, Claire. From language proficiency to interactional competence. The Modern Language Journal. Chichester, United Kingdom. v. 70, pp. 366-372. 1986. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1540-4781.1986.tb05291.x. Acesso em: 20 set. 2019.

HILLIARD, Amanda. Spoken Grammar and Its Role in the English Language Classroom. English Teaching Forum. USA. v. 52, nº 4, pp. 2-13. 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1050242. Acesso em: 20 set. 2019.

LEVINSON, Steven. Pragmatics. Cambridge: University Press. 2007.

NIKULA, Tarja. Teacher talk reflecting pragmatic awareness: A look at EFL and content-based classroom settings. International Pragmatics Association. Budapest, Hungary. v. 12:4, pp. 447-467. 2002. Disponível em: https://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/prag.12.4.03nik. Acesso em: 01 jun. 2018.

SCHIFFRIN, Deborah. Discourse markers. Cambridge: University Press. 1987.

SCHUBERT, Bianca. A autenticidade do material didático para o ensino de inglês como língua estrangeira. Linguagens e diálogos, v.1, n.2, pp.18-33. 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/2796153-A-autenticidade-do-material-didatico-para-o-ensino-de-ingles-com-lingua-estrangeira.html. Acesso em: 22 abr. 2020.

SIMÕES, Luciana. Autenticidade e a abordagem comunicativa: reflexões sobre a sala de aula de língua inglesa. 2004. 134 p. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina-PR. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098034. Acesso em: 22 abr. 2020.

WALSH, Steve. Investigating Classroom Discourse. New York: Routledge. 2006

Publicado

31.08.2020

Como Citar

TOCANTINS FERNANDES, Alan. MARCADORES DISCURSIVOS EM SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ILE): UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE O DISCURSO DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 723–742, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p723-742.id625. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/429. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias