SABERES DOCENTES E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DESSAS TEMÁTICAS NOS ENCONTROS DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA (2015 E 2016)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p217-230.id184

Palavras-chave:

EDEQ, Recursos Educacionais Abertos, Saberes Docentes

Resumo

A partir das importantes contribuições das produções científicas originadas dos Encontros de Debates de Ensino de Química (EDEQs) dos anos de 2015 e 2016, entende-se a relevância da realização de um trabalho com cunho bibliográfico a seu respeito. Para atender a essa demanda, foi realizada uma investigação exploratória dos conteúdos e dos temas dessas produções. Sendo assim, este artigo visa apresentar os resultados do mapeamento e da análise de dados dos trabalhos submetidos nesses dois encontros, a fim de sistematizar os saberes docentes e os recursos educacionais abertos abordados dentro das temáticas apresentadas. O resultado da análise permitiu concluir que os temas relacionados ao saber docente e aos recursos educacionais abertos estão inseridos na grande maioria dos trabalhos, sobressaindo-se, no período verificado, os assuntos relacionados ao saber docente.

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Biografia do Autor

Ronaldo Eismann de Castro, UFRGS

Mestrando em Educação em Ciências (UFRGS)

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

EISMANN DE CASTRO, Ronaldo; ROCIO FONTOURA TEIXEIRA, Maria do. SABERES DOCENTES E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DESSAS TEMÁTICAS NOS ENCONTROS DE DEBATES SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA (2015 E 2016). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 217–230, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p217-230.id184. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/611. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias