O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE DENSIDADE E PRESSÃO HIDROSTÁTICA

Autores

  • Marcelo Luiz da Silva UFMT

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.47

Palavras-chave:

Ensino, Hidrostática, Experimentação, Física

Resumo

A aula de física baseada em um formalismo matemático, ou ainda, sem relacionar o conteúdo com o cotidiano, tem feito com que a maioria dos alunos não estabeleça afinidade com a disciplina, o que leva a uma aprendizagem mecânica dos conceitos apresentados. Este trabalho descreve uma ação docente, utilizando materiais de baixo custo para experimentação no ensino de hidrostática. Para tal, foram utilizadas três turmas do 1°Ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Alta Floresta. Trata-se de uma experiência didática, onde alguns conceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa e princípios da aprendizagem significativa crítica foram colocados em prática. Os alunos trabalharam individualmente e/ou em duplas, e as aulas tiveram a duração de meio bimestre. Durante esse processo o professor apresentou atividades experimentais de baixo custo e incentivou os alunos que produzissem seus experimentos para fechamento das aulas. Foi nítida a motivação dos alunos durante as aulas experimentais e observou-se o empenho dos mesmos para a produção dos seus experimentos. De maneira geral, os alunos aparentaram possuir uma elevação conceitual e assimilação de novos conceitos, demonstrando que as atividades atendem aos propósitos desejados.

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Biografia do Autor

Marcelo Luiz da Silva, UFMT

Professor de FísicaMestre em Ensino de Ciências Naturais IF/UFMTDoutorando em educação em Ciências e Matemática - REAMEC

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Publicado

08.07.2017

Como Citar

LUIZ DA SILVA, Marcelo. O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE DENSIDADE E PRESSÃO HIDROSTÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 62–70, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.47. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/644. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias