Abordagem das doenças parasitárias no livro didático: importância da contextualização regional

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23110.id827

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Educação em Saúde, Livro Didático, PNLD

Resumo

No ensino de Ciências, o livro didático (LD) representa, muitas vezes, o único recurso presente no processo de ensino-aprendizagem, de forma que se faz necessários estudos constantes para verificar a qualidade do serviço dele à educação. Neste contexto, o presente analisou o conteúdo de saúde humana sobre as doenças parasitárias, nos LDs de Biologia do ensino médios entre os anos de 2009 a 2020. Para alcançar tal objetivo, uma pesquisa qualitativa de caráter documental utilizou três coleções do LD como fonte de pesquisa para coleta de dados, para a análise e descrição dos principais aspectos dos conteúdos das doenças parasitárias. Os resultados evidenciam: erros conceituais (LD1), omissão de informações sobre transmissão e profilaxia (LD1 e LD2), redução de páginas ao longo dos anos e a exclusão de doenças relevantes (LD3) Ao não abordar conteúdos relevantes para população escolar dos países em desenvolvimento, o LD não permite que o aluno vivencie e aprenda de modo, a relacionar o conteúdo das ciências a sua vida e aos temas sociais. Assim, dada a limitação do LD como ferramenta didática, é indispensável a utilização de outras estratégias didáticas para complementar o conteúdo e incentivar os estudantes a desenvolverem práticas saudáveis em seu cotidiano que promovam além do aprendizado, a promoção da saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Dias de Lima, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PPGcim/UFNT)

Professora da Rede Estadual do Tocantins

Edilainne Rodrigues da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (FAT)

rofessora da Rede Estadual do Tocantins

Discente do Programa de Pós Graduação de Ciências e Matemática PPGecim.

Ronald Rodrigues Moura, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Discente do curso de Licenciatura em Biologia da UFNT

Domenica Palomaris Mariano de Souza, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutorado em Ciências (FMVZ/USP)

Professora Associada I da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Docente do Programa de Pós Graduação de Ciências e Matemática PPGecim

Referências

ASSIS, Sheila Soares de; PIMENTA, Denise Nacif; SCHALL, Virgínia Torres. A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo programa nacional do livro didático. Ciênc. Educ, Bauru, v. 19, n. 3, p. 633-656, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n3/09.pdf. Acesse em: 23 out. 2020.

BARBOSA, Loeste de Arruda; SAMPAIO, Ana Léa Alcântara; MELO, Ana Luisa Almeida; Macedo, Ayslane Patrícia Nascimento de; Machado, Maria de Fátima Antero Sousa. A Educação em Saúde como instrumento na prevenção de parasitoses. Revista Brasileira de Promoção à Saúde, Fortaleza, v. 22, n. 4, p. 272-278, out./dez. 2009. Disponível em: < http://www.unifor.br/images/pdfs/rbps/artigo10_2009.4.pdf>. Acesso em: mar. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 5º ed. Lisboa: Edições 70; 2011.

BRANDÃO, José D. P. O papel e a importância do livro didático no processo de ensino aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 1., 2014, Paraíba. Anais do 1º Congresso Nacional de Educação: debate desafios e perspectivas da Inovação, Ciência e Tecnologia. Paraíba: Realize, 2014. p. 1-6.

BRASIL, Ministério da Saúde do Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, DF; 2004.

CASTRO, Célia G.; BEYRODT, Célia G. P. Ações de enfermagem na prevenção de parasitoses intestinais em creches. Revista de Enfermagem da UNISA, v. 4, p. 76-80, 2003.

COUTO, Wagner Faria. Relação entre parâmetros ambientais, econômicos e socioculturais na identificação de regiões de risco para ocorrência de parasitoses intestinais em uma área rural de Ouro Preto, MG. Rev. eletr. Farm [online]. vol. IV, n.2, pp.148- 150. 2007. Disponível em: < http://www.revistas.ufg.br/index.php/REF/article/view/2783/8220>. Acesso em: 02 de junho de 2021.

COELHO, Maria Tereza Azeredo; ALMEIDA-FILHO, Naomar de. Conceitos de saúde em discursos contemporâneos de referência científica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 315-333, maio/ago. 2002.

COUTO, Vitor L. Epidemiologia da tricomoníase na população humana masculina e feminina, do município de Teixeira, Paraíba/Brasil. 2015. Monografia (Graduação em [nome do curso]) - Universidade Federal de Campina Grande, Patos.

DIAS, Carlos Alberto de Carvalho; KOVALICZN, Renata A. Parasitoses humanas e o uso de recursos midiáticos na aprendizagem. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, Paraná, v. 1, p. 2-14, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_cien_artigo_carlos_alberto_de_carvalho_dias.pdfhttp://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uepg_cien_artigo_carlos_alberto_de_carvalho_dias.pdf.Acessoem: 14 out. 2020.

FRANCO-PATROCÍNIO, Suely Oliveira; FREITAS-REIS, Iara. Os livros didáticos de química indicados pelo PNLD 2015: a história da ciência empregada na temática "quantidade de matéria" e sua unidade, MOL. HOLOS, Ano 33, Vol. 02, 2017.

FREITAS, Edelci Oliveira de; MARTINS, Isabel. Concepções de saúde no livro didático de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 222-248, 2008.

FERREIRA, Rafael T. B.; BRANQUINHO, Marcelo R.; LEITE, Paulo C. Transmissão oral da doença de Chagas pelo consumo de açaí: um desafio para a Vigilância Sanitária. VigSanit Debate, Rio de Janeiro, v. 2, ed. 4, p. 4-11, 2014. DOI: 10.3395/VD.V2I4.358. Disponível em:https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/9712/2/Vig_Sanit_Debate_2_4-11.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021

LEITE, Rafael Oliveira; TOMA, Helena K.; ADAMIL, Yara L. Diagnóstico parasitológico e molecular de enteroparasitoses entre crianças residentes e funcionários de uma instituição beneficente para menores no município de Niterói-RJ, Brasil. Revista de Patologia Tropical, v. 43, n. 4, p. 446-458, 2014.

LIAO, Chen-Wen et al. Intestinal parasitic infections: Current prevalence and risk factors among schoolchildren in capital area of the Republic of Marshall Islands. Acta Tropica, v. 176, p. 242-248, 2017.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária LTDA, 2012.

MACEDO, Edson C.; MENOLLI JÚNIOR, Nelson. Análises de livros didáticos de biologia: estudo qualitativo de alguns artigos publicados em periódicos nacionais. 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19529_9994.pdf>. Acesso em 26. out. 2019.

MELO, Erenilson Moreira; FERRAZ, Fabiana Nabarro; ALEIXO, Denise Lessa. Importância do estudo da prevalência de parasitos intestinais de criança em idade escolar. SaBios: Ver. Saúde e Biol. V. 5, n. 1, p.43-47, jan/jul.2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2014.

MILAGRES; Renata Baeta Domingues. A resolução de problemas geométricos no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso, Brasília, DF, Universidade Católica de Brasília, 2006.

MONTEIRO, Pedro Henrique Nascimento; BIZZO, Nélio. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 411-427, abr.-jun. 2015.

MONTEIRO, Pedro Henrique Nascimento. A saúde nos livros didáticos no Brasil: concepções e tendências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 210 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

NBUNDÉ, Davi Saba. DST/AIDS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PARA ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2015. 2017. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Catarina.

NEVES, David Pereira. Parasitologia humana. 11. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010.

OLIVEIRA, Fábio Dutra. Abram seus livros... O discurso sobre diferença nos livros didáticos. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

Organização Mundial de Saúde OMS. Growth reference data for 5-19 years 2007. Disponível em: http://www.who.int/growthref/who2007_bmi_for_age/en/index.html

PEDUZZI, Luís O. Q. Sobre a resolução de problemas no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino Física, v. 14, n. 3, p. 229-253, 1997.

REY, Luís. Parasitologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2010.

SANTOS, Vanessa A.; MARTINS, Luana. A importância do livro didático. Candombá – Revista Virtual, v. 7, n. 1, p. 20-33, jan. - dez. 2011.

SILVA, Maria. A. A fetichização do livro didático. Educação e Realidade, v. 37, n. 3, set./dez. de 2012, p. 803-821.

TOSCANI, Norma V. et al. Desenvolvimento e análise de jogo educativo para crianças visando à prevenção de doenças parasitológicas. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 11, n. 22, p. 281-294, 2007.

VAL, Maria Graça da Costa. Textualidade. 2020. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textualidade#:~:text=Textualidade%20%C3%A9%20a%20caracter%C3%ADstica%20fundamental,%2C%20sem%20sentido%2C%20para%20. Acesso em: 17 fev. 2021.

VARGAS, Alexander.; MALTA, Juliane Maria Alves Siqueira.; COSTA, Veruska Maia; CLÁUDIO, Leandro Del Grande.; ALVES, Renato Vieria.; CORDEIRO, Gilmar da Silva.; AGUIAR, Lúcia Maria Abrantes; PERCIO, Jadher. Investigação de surto de doença de Chagas aguda na região extra-amazônica, Rio Grande do Norte, Brasil, 2016. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 34, n. 1, p. 1-9, 5 fev. 2018.

VASCONCELOS, Suzana D.; SOUTO, Eliane. O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

ZACHEU, Aline Aparecida Pereira; CASTRO, Laura Laís de Oliveira. Dos tempos imperiais ao PNLD: a problemática do livro didático no BRASIL. in: 14ª jornada do núcleo de ensino de marília, 14., 2015, Unesp de Marília. Política educacional. São Paulo: Unesp, 2015. p. 1 - 12. Disponível em:<https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/dos-tempos-imperiais- ao-pnld--a-problematica1.pdf>. Acesso em: 19 set. 2019.

Downloads

Publicado

30.12.2023

Como Citar

LIMA, Claudia Dias de; SANTOS, Edilainne Rodrigues da Silva; MOURA, Ronald Rodrigues; SOUZA, Domenica Palomaris Mariano de. Abordagem das doenças parasitárias no livro didático: importância da contextualização regional. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23110, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23110.id827. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/827. Acesso em: 25 nov. 2024.