EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MARANHÃO: HISTÓRIA, ENSINO E PESQUISAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22113.id1769

Palavras-chave:

Educação Matemática, Grupos de pesquisa, Ensino-aprendizagem de Matemática, Formação de professoras/es, Etnomatemática

Resumo

O artigo apresenta um recorte sobre a história da Educação Matemática no Maranhão e dos grupos de pesquisa das principais instituições do estado. Nosso objetivo é conhecer as configurações da pesquisa em Educação Matemática presentes no Maranhão. A pesquisa é uma revisão da literatura, com aporte nos estudos de Manrique, Bicudo, Fiorentini, Lorenzato e D’Ambrosio. Consideramos o estudo como qualitativo, bibliográfico, descritivo e interpretativo, seguindo o enfoque fenomenológico para as descrições e análises daquilo que apareceu como resultado de busca no dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq. Destacamos, entre os principais resultados: ausência de grupos de pesquisa na região centro-leste do estado; concentração de grupos na capital; os grupos são de formação recente; o IFMA possui a maior quantidade de grupos de pesquisa em Educação Matemática. Assim, compreendemos ser necessário continuar avançando com as pesquisas em Educação Matemática no Estado.

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Biografia do Autor

Kelly Almeida de Oliveira, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Ana Priscila Sampaio Rebouças, RENOEN

Doutoranda em Ensino (RENOEN) Polícia Militar do Maranhão – 5° Batalhão

Maria do Carmo Alves da Cruz, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

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Publicado

09.12.2022

Como Citar

ALMEIDA DE OLIVEIRA, Kelly; SAMPAIO REBOUÇAS, Ana Priscila; ALVES DA CRUZ, Maria do Carmo. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MARANHÃO: HISTÓRIA, ENSINO E PESQUISAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22113, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22113.id1769. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/185. Acesso em: 2 maio. 2024.