Sobre a Revista

A Revista Prática Docente (RPD) é uma publicação gratuita do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Tem por objetivo dar visibilidade à produção científica na área de Ensino. Sendo uminstrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por autores e grupos nacionais e internacionais. Para tanto, a revista divulga trabalhos nas áreas que sustentam os pilares da Educação, nos seguintes eixos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, em instituições nacionais e internacionais.
Prefixo DOI: 10.23926
ISSN: 2526-2149
Qualis 2017-2020: B1

Foco e Escopo

A Revista Prática Docente (RPD) do IFMT-Campus Confresa aceita Artigo Científico e Relato de Experiência inéditos nos campos que sustentam os pilares da Educação nos seguintes eixos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, que sejam inéditos e não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Ao enviar seu trabalho para a Revista Prática Docente (RPD), o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual primeira publicação do artigo.

Política de ética e boas práticas na publicação

A Revista Prática Docente é um periódico com arbitragem científica, que objetiva assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação - Editores, Conselho Editorial, Pareceristas ad hoc e Autores - relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista também não cobra taxas dos autores para publicação (APCs).

Licença Creative Commons
Licenciado com Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Política Livre de Plágio

Essa revista utiliza programas gratuitos para detecção de plágio. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.

Arquivamento

A política de preservação e arquivamento de arquivos digitais da Revista Prática Docente está definida mediante: (1) armazenamento no servidor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); (2) armazenamento em HD externo da Coordenação de Pesquisa e Pós Graduação do IFMT - Campus Confresa; (3) armazenamento no Crossref mediante DOI e no OJS; (4) armazenamento no Google Drive da Revista Prática Docente. Além disso, (5) esta revista utiliza o sistema LOCKSS e CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Fluxo Editorial

 

Contato

Revista Prática Docente

E-mail: rpd.cfs@ifmt.edu.br

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

Av. Vilmar Fernandes, 300 - Bairro Santa Luzia

CEP: 78.652-000

Confresa - MT