Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Prática Docente?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PRÁTICA DOCENTE (RPD)

 

POLÍTICA EDITORIAL

A Revista Prática Docente (RPD) está vinculada à Coordenação de Pesquisa de Pós-graduação do IFMT - Campus Confresa.

A Revista Prática Docente (RPD) do IFMT-Confresa possui periodicidade semestral e aceita Artigo Científico e Relato de Experiência inéditos nos campos que sustentam os pilares da Educação nos seguintes eixos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Ao enviar seu trabalho para a Revista Prática Docente (RPD), o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual publicação do artigo.

Cada autor ou coautor pode publicar somente um artigo por edição. Caso submeta e aprove mais de um, o somente poderão ser publicados nas próxima posteriores.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS

Os textos devem ser enviados através do endereço eletrônico disponível no site da revista, onde são explicados todos os passos para submissão dos artigos.

Periodicidade

A revista publica dois volumes anuais. Sendo o primeiro volume publicado em junho e o segundo volume em dezembro.

Para os artigos a serem publicados no primeiro volume anual, o prazo será até dia 15 de abril de cada ano.

Para os artigos a serem publicados no segundo volume anual, o prazo será até dia 15 de outubro de cada ano.

Caso o processo de avaliação não seja concluído no prazo estabelecido, sua publicação se dará no próximo volume.

Formatação

Todos os trabalhos devem ser digitados em editores de texto como o Microsoft Office, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão ".doc" ou “.docx”), fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de três linhas e das notas de rodapé que são tamanho 10), espaço 1,5 entre linhas. Parágrafos sem espaçamento antes ou depois e recuo de 1,25 cm (exceto resumo e para citações diretas com mais de três linhas que são espaços simples). As páginas devem ser configuradas no formato A4, com numeração na margem inferior direita, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita. A Revista Prática Docente irá disponibilizar um modelo em seu site para melhor orientação para submeter os trabalhos.

 

Dimensão

Os Artigos Científicos e Relatos de Experiência deverão ter de 8 a 20 páginas, incluindo título e resumo, palavras-chaves e referências. Quando mais de 15 laudas, deverá ser justificado em "Comentários ao editor" para apreciação.

 

Organização

Modelo em word, clique aqui.

A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:

  • TÍTULO (14 pts, centralizado, negrito, em caixa alta);
  • TÍTULO EM INGLÊS (12 pts, centralizado, itálico, em caixa alta);
  • AUTORES* (alinhado à direita, 12 pts, informações como instituição, endereço eletrônico, titulação devem estar como nota de rodapé, separadamente de cada autor, máximo de 4 autores. Quando mais de 4 autores, deverá ser justificado em "Comentários ao editor");
  • RESUMO (12 pts, título negrito, justificado, contendo de 100 a 200 palavras) NBR 6028;
  • PALAVRAS-CHAVE (de 3 a 5 palavras, uma linha abaixo do resumo e separadas por ponto e vírgula (;) e finalizada por ponto final (.));
  • ABSTRACT (título negrito, justificado);
  • KEYWORDS;
  • TEXTO (o título de cada seção deve ser numerado, somente primeira letra maiúscula, em negrito e justificado, o título de cada subseção deve ser em itálico e justificado, todo o texto deve ser formatado em fonte Times New Roman de 12 pts e espaço de 1,5 pts entre linha, o texto será constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão);
  • FIGURAS, QUADROS, TABELAS E OUTROS (deve estar centralizado, com legenda acima da figura e a fonte abaixo, ambos centralizados e com tamanho 10 pts, com um espaço de 6 pts acima da legenda e 12 pts abaixo da fonte, sem espaço entre legenda, item e fonte) NBR 14724 e IBGE - Normas de apresentação tabular 1993;
  • CITAÇÕES (as citações diretas devem conter a página do texto que está sendo citado) NBR 10520;
  • REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto e evitar utilizar “____.” nas referências) NBR 6023.

Exemplos dos principais tipos de referências:

Livro:

D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Capítulo de Livro:

SELVA, A. C. V. Discutindo o uso de materiais concretos na resolução de problemas de divisão. In: ANALUCIA, S.; CARRAHER, D. A compreensão de conceitos aritméticos – ensino e pesquisa. Campinas: Papirus, 1998. p. 95-119.

Artigo de Periódico:

LOPES, T. B. SANTOS, L. G. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 1-12, 2016. Disponivel em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70637>. Acessado em: 20 jun. 2017.

Trabalho publicado em Anais de Evento:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

Teses e Dissertações:

ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

 

Sempre que possível, colocar os links nas referências, precisando estarem ativos e prontos para clicar.

 

Modelo em word, clique aqui.

 

*Quando da submissão da versão para avaliação não pode conter os nomes ou qualquer outro tipo de identificação dos autores, então deixando as palavras que estão no Modelo em Word.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  4. O texto possui entre 8 e 15 páginas, dese o títulos até ao último item das referências. Em casos muito especiais será admitido textos com mais de 15 páginas, sendo justificado em "Comentários ao editor".
  5. O texto possui até 4 autores. Em casos muito especiais será admitido textos com mais 4 autores, sendo justificado em "Comentários ao editor".
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

  1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.