PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS DESTINADAS AOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e075.id1075Palavras-chave:
Inclusão, Estado do Conhecimento, Prática PedagógicaResumo
A presente pesquisa é uma revisão bibliográfica desenvolvida com caráter qualitativo segundo encaminhamentos de pesquisas do tipo estado do conhecimento. O objetivo aqui foi ressaltar práticas pedagógicas inclusivas destinadas aos estudantes público-alvo da Educação Especial nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A coleta de dados dentro da temática foi desenvolvida por meio da busca de artigos, teses e dissertações, nas plataformas Scielo e Capes, entre os anos de 2015-2020. A partir dos trabalhos selecionados, foram organizadas duas categorias, a saber: Práticas pedagógicas desenvolvidas e esperadas na escola; Formação dos professores sobre a Educação Especial. Constatou-se que as práticas pedagógicas, em certa medida, são desenvolvidas e esperadas no contexto da inclusão. Contudo, elementos como a necessidade de formação docente para desenvolvê-las e ambientes que colaborem com sua concretização dificultam que tais práticas ocorram. O pequeno número de produções científicas que deem visibilidade às práticas pedagógicas apresenta-se como uma lacuna, expressando a carência de produções na área.
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