BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE CANTO DO BURITI (PI)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e080.id1270

Palavras-chave:

Biologia Molecular, Ensino médio, Modelos lúdicos

Resumo

O ensino contextualizado com questões sociocientíficas voltadas à realidade dos estudantes, aliado a práticas pedagógicas que estimulem o raciocínio mostra-se bastante produtivo na aprendizagem de Biologia e na formação de cidadãos críticos. O presente estudo, de natureza qualiquantitativa e de caráter interventivo, pretendeu desenvolver e aplicar uma sequência de ensino investigativa (SEI) como ferramenta problematizadora para o ensino de Genética em seis momentos: pesquisa e compartilhamento de vídeos, investigação de simulações de paternidade, montagem de cena de crime, extração de DNA e simulações lúdicas de Genética Molecular. A observação qualitativa evidenciou o posicionamento crítico e investigativo dos estudantes diante de problematizações e amadurecimento científico, enquanto a análise quantitativa demonstrou o desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. Portanto, a SEI facilitou a compreensão da genética forense, minimizando o distanciamento entre a teoria e a prática, bem como despertou o interesse dos estudantes com relação ao estudo da Genética Molecular.

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Biografia do Autor

Thâmara Chaves Cardoso, UESPI

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI) Professora na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC/PI)

Michelle Mara de Oliveira Lima, UESPI

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI) Professora no Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Francielle Alline Martins, UFV

Doutora em Genética e Melhoramento (UFV) Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI)

Pedro Marcos de Almeida, UFPE

Doutor em Genética (UFPE)Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Biologia (PROFBIO/UESPI)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

CHAVES CARDOSO, Thâmara; OLIVEIRA LIMA, Michelle Mara de; ALLINE MARTINS, Francielle; MARCOS DE ALMEIDA, Pedro. BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR EM TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE CANTO DO BURITI (PI). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e080, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e080.id1270. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/292. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias