“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527

Palavras-chave:

Ensino Contextualizado, interdisciplinaridade, Química, Línguas e Literatura

Resumo

A educação deve acompanhar as constantes mudanças enfrentadas pela sociedade, buscando motivar os alunos para o aprendizado e convívio social. Nessa perspectiva, o projeto de ensino “Valentine’s Day: Valorize quem te faz bem” foi trabalhado com os alunos de forma contextualizada e interdisciplinar, buscando a motivação e reflexão frente às relações interpessoais, bem como sobre o consumismo desenfreado, destaca-se que o mesmo foi desenvolvido entre os meses de maio e junho de 2018. Objetiva-se relatar as potencialidades/aprendizagem desenvolvidas por meio do projeto de ensino citado, por meio da reflexão de 3 professoras envolvidas. Assim, trata-se de um relato de experiência, tendo a observação participante como instrumento de coleta de dados. Participaram do desenvolvimento do projeto alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio Integrado (Técnico em Agropecuária, Alimentos e Informática). O projeto permitiu a relação entre a química e a linguagem, por meio da elaboração de textos em português, espanhol e inglês, cartazes e apresentações. Além de permitir um início da superação da alienação motivada pelo consumo desenfreado, proporcionando aos estudantes a reflexão e valorização do sujeito. Por fim, destaca-se a importância do desenvolvimento de projetos interdisciplinares para a garantia do desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.

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Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, UFG

Mestra em Educação (UFG) Professora do Instituto Federal Goiano (IFGoiano/Campus Morrinhos)

Raquel Martins de Oliveira, UFG

Mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras (UFG/GO) Professora do Instituto Federal Goiano (IFGoiano/Campus Morrinhos)

Ângela Claúdia Dias Domingues, UNEMAT

Especialista em Línguas e Literaturas de Língua Portuguesa (UNEMAT/Confresa) Professora do Instituto Federal Goiano (IFGoiano/Campus Trindade)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

WELTER ADAMS, Fernanda; MARTINS DE OLIVEIRA, Raquel; CLAÚDIA DIAS DOMINGUES, Ângela. “VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 139–155, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/483. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias