REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p214-233.id573Palavras-chave:
Anuros, universo consensual, ensino de CiênciasResumo
Nesta pesquisa, o objetivo foi conhecer as representações sociais construídas por acadêmicas de um curso de Pedagogia em relação aos anfíbios anuros e as implicações destas representações nas suas práticas pedagógicas. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal e a Teoria das Representações Sociais utilizada como alicerce da pesquisa. Os resultados evidenciam que a temática anfíbios gera sentimentos diversos, dúvidas e fragilidades conceituais, porém, o assunto desperta interesse. Evidenciam, também, que as participantes da pesquisa construíram suas representações sociais a partir de vivências, no entanto, os professores precisam dominar os conhecimentos científicos para abordá-los com propriedade com seus alunos, desenvolvendo a curiosidade, a criticidade e o interesse, além de possibilitar que os conhecimentos do universo consensual que os alunos apresentam, possam ser reconstruídos.
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