REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p214-233.id573

Palavras-chave:

Anuros, universo consensual, ensino de Ciências

Resumo

Nesta pesquisa, o objetivo foi conhecer as representações sociais construídas por acadêmicas de um curso de Pedagogia em relação aos anfíbios anuros e as implicações destas representações nas suas práticas pedagógicas. A coleta de dados foi realizada por meio da técnica de grupo focal e a Teoria das Representações Sociais utilizada como alicerce da pesquisa. Os resultados evidenciam que a temática anfíbios gera sentimentos diversos, dúvidas e fragilidades conceituais, porém, o assunto desperta interesse. Evidenciam, também, que as participantes da pesquisa construíram suas representações sociais a partir de vivências, no entanto, os professores precisam dominar os conhecimentos científicos para abordá-los com propriedade com seus alunos, desenvolvendo a curiosidade, a criticidade e o interesse, além de possibilitar que os conhecimentos do universo consensual que os alunos apresentam, possam ser reconstruídos.

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Biografia do Autor

Martha Silva Conceição, UFN

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana (UFN)

Aline Grohe Schirmer Pigatto, UFRGS

Doutora em Ciências: Botânica (UFRGS) Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

SILVA CONCEIÇÃO, Martha; SCHIRMER PIGATTO, Aline Grohe. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 214–233, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p214-233.id573. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/486. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias