LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO): O SABER O QUE ENSINAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p249-270.id580

Palavras-chave:

Formação inicial em Ciências da Natureza, IFRO, Saber o que ensinar

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada nas licenciaturas em Ciências da Natureza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, por meio de análise documental e questionário misto, e integrou parte de uma pesquisa de doutorado, que objetivou compreender os processos de implantação de licenciaturas no IFRO e a formação inicial de professores das referidas licenciaturas. A análise de quatro Projetos Pedagógicos de Cursos, vigentes entre 2010/1 e 2015/2, evidenciou significativa diferença quantitativa de oferta de disciplinas relacionada ao saber o que ensinar e ausência de disciplinas vinculadas a saberes regionais. A pesquisa também demonstrou que 72,7% dos Docentes Formadores afirmaram que as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física e Química garantem a aprendizagem do saber o que ensinar; contudo, apontaram a necessidade de mais discussões e ações coletivas. Todos os Professores Egressos declararam que o saber o que ensinar foi assegurado durante seus processos de formação inicial.

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Biografia do Autor

Maranei Rohers Penha, UFMT

Doutora em Educação Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora no Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Marta Maria Pontin Darsie, USP

Doutora em Educação (USP) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Professora da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

ROHERS PENHA, Maranei; PONTIN DARSIE, Marta Maria. LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO): O SABER O QUE ENSINAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 249–270, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p249-270.id580. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/488. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias