A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618

Palavras-chave:

Educação Profissional Tecnológica, Novo Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Formação Integral

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as concepções e contradições constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para a realização do estudo procedeu-se criterioso levantamento bibliográfico de cunho teórico sobre a temática em questão. Revisou fontes teóricas sobre educação e EPTNM, formação humanística e currículo integrado na perspectiva da politecnia. Fez-se análise documental da Lei 13.415/2017 e da BNCC, à luz dos aportes do materialismo histórico-dialético enquanto filosofia, teoria e método para a compreensão da realidade, dos conceitos e das contradições envolvendo a EPTNM e sua reconfiguração na atual política de reforma do ensino médio brasileiro. Considerou sua história e a formação técnica integrada na perspectiva omnilateral. Os resultados indicam que, as concepções de EPTNM e sua reconfiguração, no texto da BNCC, ficaram restringidas aos itinerários formativos constatando que, quando se trata da educação integral, há muitas contradições.

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Biografia do Autor

Divanez Alves Correia, IFTO

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFTO/Campus Palmas)

Jair José Maldaner, IFTO

Doutor em Educação (UnB) Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFTO/Campus Palmas)

Rivadávia Porto Cavalcante, UFPB

Doutora em Linguística (UFPB) Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, (IFTO/Campus Palmas)

Wallysonn Alves de Sousa, UNESP

Doutor em Engenharia Elétrica (UNESP) Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, (IFTO/Campus Palmas)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

ALVES CORREIA, Divanez; MALDANER, Jair José; PORTO CAVALCANTE, Rivadávia; ALVES DE SOUSA, Wallysonn. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 563–581, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/505. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias